Foi-se o tempo em que os telefones celulares eram usados apenas para fazer chamadas e enviar mensagens de texto.
Hoje em dia, o celular – ou smartphone – é um autêntico faz-tudo.
É uma máquina fotográfica – muitas vezes de alta qualidade -, agenda, computador, televisão… são incontáveis funções e por isso, nós os utilizamos cada vez mais, por mais tempo.
Mas esta relação de quase dependência pode trazer consequências para a nossa saúde.
Uma delas, e que muita gente não pensou sobre isso, é que a forma como se segura o celular pode ser prejudicial.
Você tem o hábito de segurá-lo com os três dedos na parte de trás, apoiando sua base do no dedo mindinho, para que só reste o dedão para o toque na tela?
Apesar de ser uma forma mais prática de segurar o celular com apenas uma mão, esta não é a mais benéfica. Até porque já existe uma condição associada a esta situação: “Mindinho de Smartphone”.
Muitas pessoas tem sido afetadas por essa nova “doença”, que é típica de quem apoia o celular desta forma em uma única mão. Esse problema, faz com que o dedo mindinho da pessoa acabe entortando – resultado, como você deve imaginar, do uso exagerado desse dedo para apoiar seu dispositivo móvel.
Com o hábito, poderá surgir um “calombo” na lateral do dedo mindinho e com o tempo poderão aparecer dores ao longo da mão. Esta forma de utilização pode criar uma tensão nos ligamentos, provocando inflamação (tendinite) e intensificar artrites.
E mais. Outros sintomas associados são ouvir estalos à medida que se mexe o dedo mindinho, dificuldade em mover os dedos ao acordar de manhã ou dormência nos dedos.
A verdade é que o nosso dedo mindinho não foi pensado para esse uso. Além disso, ele é, de todos os dedos, o que tem menos força e por isso facilmente fica deformado. Mas, como evitar essa condição?
Especialistas explicam que tudo é uma “questão de equilíbrio”.
Tentar segurar seu celular por menos tempo a cada dia ou usar um apoio próprio para smartphones para que possa reduzir o uso desse dedo. Outra opção é abusar mais da tecnologia, utilizando mais dos comandos por voz, que podem ajudar na hora de escrever uma mensagem sem forçar os dedos.
Imagem de Capa: Pressfoto no Freepik
Era para ser apenas uma fase inocente: um bebê que “não chorava muito” e parecia…
Você já teve a sensação de que seu cachorro não gostou de alguém sem motivo…
Saber se comunicar bem é uma das habilidades mais poderosas que alguém pode desenvolver —…
Neste mês de agosto, alguns signos do zodíaco irão ter as suas emoções abaladas por…
Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, tem 27 anos, nasceu em Londrina, estado brasileiro do…
O icônico apresentador Fausto Silva, de 75 anos, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein,…