As centopeias, também conhecidas como lacraias, são artrópodes pequenos que costumam assustar muito as pessoas, mas na verdade, eles são muito úteis para o ambiente no qual vivemos. Embora sua aparência possa ser assustadora, é importante preservar a vida desses insetos, pois eles desempenham papéis importantes em nossas casas e jardins.
São criaturas que vivem de 3 a 7 anos e preferem locais úmidos, fechados, pouco arejados e frios, como banheiros, lavanderias, adegas e rachaduras nas paredes. Como predador ágil, elas são responsáveis por controlar a infestação de outros insetos, como formigas, aranhas e baratas, porque se alimentam desses insetos. Desta forma, elas mantêm o equilíbrio ecológico, impedindo a proliferação desordenada dessas outras espécies.
Além disso, também são capazes de controlar uma possível infestação de traças, que vivem nas mesmas áreas úmidas e como se sabe as traças podem danificar nossas roupas e livros. Além disso, as centopeias enriquecem o solo do jardim, contribuindo para o crescimento das plantas.
No entanto, é importante lembrar que o número de centopeias em uma casa deve ser controlado para evitar uma infestação. O ideal é manter a umidade da casa controlada. Em casos extremos, as centopeias podem ser capturadas e liberadas em um local seguro, como um jardim, onde elas poderão continuar a fazer bem para o ambiente.
Adiar compromissos importantes é algo que muita gente faz — mas, segundo a psicologia, esse…
A maioria das pessoas cultiva a Hera (Hedera helix) apenas por sua beleza decorativa —…
Nestes tempos em que as pessoas estão cada vez mais confusas sobre sua própria sexualidade,…
Nos últimos meses, o uso do Ozempic — medicamento originalmente desenvolvido para tratar diabetes tipo…
Nas redes sociais, circula uma conta curiosa que afirma que um teste simples pode prever…
Prepare-se para ter sua infância completamente abalada. Se você sempre acreditou que o Pateta, o…