Reflexão

Vini Jr. faz um desabafo nas redes sociais após ser vítima de racismo na Espanha: ‘Não foi 1ª, 2ª ou 3ª’

Vinícius Junior, atacante do clube espanhol de futebol Real Madrid, compartilhou nas redes sociais no domingo (21/5) um desabafo após ser novamente alvo de ataques racistas em um jogo da La Liga, o campeonato espanhol, contra o Valencia.

Antes e durante a partida, a torcida do Valencia cantou músicas em que chama Vinícius Junior de “macaco”. O jogador confrontou os torcedores do Valencia que o estavam ofendendo, que acabou expulso de campo.

O árbitro interrompeu o jogo por alguns minutos e o sistema de som do estádio transmitiu um pedido para que os torcedores evitassem xingamentos racistas. E ainda, após o jogo, houve uma troca de críticas entre Vinícius Junior e o presidente da La Liga, Javier Tebas, nas redes sociais.

O Real Madrid comunicou que está pedindo que as autoridades espanholas investiguem o caso. E o Valencia prometeu expulsar para sempre de seu estádio os torcedores que proferiram insultos racistas.

Em nota, o governo brasileiro pede atitudes de “autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos”, além de pedir à Fifa, à Federação Espanhola e à Liga “a aplicar as medidas cabíveis”.

Este foi o décimo episódio noticiado como racismo contra Vinícius Junior na Espanha. E aparentemente, os episódios de racismo contra o jogador estão se intensificando: houve um caso em 2021, três em 2022 e seis apenas neste ano.

No twitter, o jogador manifestou sua indignação e a falta de respeito no esporte, afirmando que hoje, o campeonato é dos racistas.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.”, escreveu Vinicius na rede social.

Em 2021, Vini Jr. compartilhou nas redes sociais uma tatuagem que fez na perna sobre o racismo que infelizmente ainda existe – e não só no esporte.

Imagem de Capa: Reprodução/Twitter Vini Jr.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Casal homossexual denuncia loja que se recusou a fazer convite de casamento: “Princípios cristãos”

O produtor Henrique Nascimento denunciou uma papelaria localizada no interior de São Paulo que afirmou…

9 horas ago

20 Anos de “De Repente 30”: 15 curiosidades sobre o filme e veja como está a atriz hoje – igual à sua versão de 30 anos!

"De Repente 30" completa duas décadas desde seu lançamento em 2004, mas sua influência e…

10 horas ago

Criador de “Bebê Rena” faz apelo aos fãs para pararem de especular sobre personagens da série

A nova minissérie da Netflix, "Bebê Rena" tem conquistado um grande público desde sua estreia.…

10 horas ago

Pesquisadores se surpreendem ao descobrir qual formato de corpo masculino as mulheres consideram mais atraente

Se você é um homem com uma parceira e tem um corpo longe do visto…

11 horas ago

Mulher compartilha “truque” que garante ‘maior chance de retorno de chamada’ ao se candidatar a empregos

Acho que todos podemos concordar que a procura de emprego pode ser uma experiência um…

11 horas ago

Essa ilusão de ótica revela em 5 segundos o que está atrapalhando sua vida amorosa

O amor é um dos sentimentos mais complexos e nobres que experimentamos. No entanto, diversos…

12 horas ago