Reflexão

Vini Jr. faz um desabafo nas redes sociais após ser vítima de racismo na Espanha: ‘Não foi 1ª, 2ª ou 3ª’

Vinícius Junior, atacante do clube espanhol de futebol Real Madrid, compartilhou nas redes sociais no domingo (21/5) um desabafo após ser novamente alvo de ataques racistas em um jogo da La Liga, o campeonato espanhol, contra o Valencia.

Antes e durante a partida, a torcida do Valencia cantou músicas em que chama Vinícius Junior de “macaco”. O jogador confrontou os torcedores do Valencia que o estavam ofendendo, que acabou expulso de campo.

O árbitro interrompeu o jogo por alguns minutos e o sistema de som do estádio transmitiu um pedido para que os torcedores evitassem xingamentos racistas. E ainda, após o jogo, houve uma troca de críticas entre Vinícius Junior e o presidente da La Liga, Javier Tebas, nas redes sociais.

O Real Madrid comunicou que está pedindo que as autoridades espanholas investiguem o caso. E o Valencia prometeu expulsar para sempre de seu estádio os torcedores que proferiram insultos racistas.

Em nota, o governo brasileiro pede atitudes de “autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos”, além de pedir à Fifa, à Federação Espanhola e à Liga “a aplicar as medidas cabíveis”.

Este foi o décimo episódio noticiado como racismo contra Vinícius Junior na Espanha. E aparentemente, os episódios de racismo contra o jogador estão se intensificando: houve um caso em 2021, três em 2022 e seis apenas neste ano.

No twitter, o jogador manifestou sua indignação e a falta de respeito no esporte, afirmando que hoje, o campeonato é dos racistas.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.”, escreveu Vinicius na rede social.

Em 2021, Vini Jr. compartilhou nas redes sociais uma tatuagem que fez na perna sobre o racismo que infelizmente ainda existe – e não só no esporte.

Imagem de Capa: Reprodução/Twitter Vini Jr.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Se o seu gato dorme na sua cama, o motivo pode ser mais profundo do que parece

Quem tem gato já passou por essa cena: você vai se deitar e percebe que…

3 dias ago

Terceira Guerra Mundial e o Brasil: estas seriam as primeiras cidades brasileiras a cair, segundo a IA

A ideia de uma Terceira Guerra Mundial sempre esteve mais na ficção do que na…

3 dias ago

Sinais da linguagem corporal que revelam ‘desejo secreto’, segundo a psicologia

Nem todo interesse é declarado em palavras. Muitas vezes, o desejo aparece de forma silenciosa,…

3 dias ago

Após desabafo, IA ‘aconselha mulher a matar o marido’ e coloca cientistas em estado de ALERTA

Recentemente, um incidente perturbador voltou a colocar sob os holofotes o debate sobre segurança e…

3 dias ago

Nova série turca MUITO AGUARDADA da Netflix aposta em romance proibido entre famílias rivais

A Netflix amplia seu catálogo de produções internacionais nesta semana com a estreia de “Amar,…

3 dias ago

A verdade chocante por trás da influenciadora considerada ‘a mulher mais bonita do mundo’ foi revelada

Uma ‘modelo’ e influenciadora digital conquistou milhões de seguidores nas redes sociais, onde muitas pessoas…

3 dias ago