Reflexão

Tudo o que engolimos durante o dia se torna a insônia da madrugada

Estamos cansados de saber que silenciar sentimentos faz mal e adoece. No entanto, nem todo mundo consegue expor o que sente, falar o que incomoda a quem precisa ouvir, pois muitos fatores compõem a personalidade de cada pessoa. Além disso, existe uma diferença entre ser sincero e ser agressivo, o que intimida ainda mais alguns indivíduos, que temem magoar o outro.

“(…) em certas ocasiões, ou superamos o silêncio, ou o silêncio nos engole.”

Inúmeros artigos, livros e vídeos comportamentais nos alertam para a necessidade de falarmos o que pensamos, de nos colocarmos diante de quem agride, de chorarmos quando estivermos tristes, enfim, a regra é clara: em certas ocasiões, ou superamos o silêncio, ou o silêncio nos engole. Nem tudo cabe dentro de nós, nem todos os sentimentos irão se acomodar confortavelmente em nosso íntimo, por isso é que a atitude de expressar-se e deixar bem claro os próprios limites é tão providencial.

Tudo o que vai se acumulando dentro de nós acaba por pesar, por incomodar, pois ninguém consegue simplesmente enterrar o que incomoda, em segredo. Não se colocar, não falar o que pensa equivale a anular-se, a se tornar alguém invisível – e ninguém presta atenção em quem não parece existir. Dessa forma, seremos alvos daqueles que necessitam humilhar e agredir o próximo, para fugir ao enfrentamento de si mesmo.

Vale lembrar que tão importante quanto dizermos o que incomoda é a forma como o fazemos. Caso sejamos destemperados e agressivos, provavelmente nos arrependeremos mais tarde e de nada terá adiantado nos expressarmos, pois carregaremos um novo sentimento de culpa. Além disso, é preciso escolher a quem poderemos expor nossos sentimentos, para que não os usem contra nós mesmos, da pior forma possível.

Uma coisa é certa: todos os sentimentos amargos que engolimos durante o dia acabam não sendo digeridos e se tornarão problemas, que deverão ser encarados lá na frente.

O melhor sempre será tentarmos resolver as pendências o quanto antes, sejam elas da vida, sejam emocionais, porque postergar as soluções equivale a postergar a felicidade. E a felicidade é urgente e necessária, todos os dias, todas as noites, para dormirmos profundamente e acordarmos renovados.

Por: Prof. Marcel Camargo

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Este filme foi tão “perturbador” que muitos nunca quiseram assistir de novo — e quase fez o ator desistir do papel

Alguns filmes não chocam apenas pela violência ou pela tensão. Eles perturbam porque mexem com…

13 horas ago

Adeus ao microondas tradicional? Este eletrodoméstico “revolucionário” irá dominar as cozinhas a partir de 2026

Se você ainda usa um microondas tradicional apenas para esquentar comida e descongelar o frango…

13 horas ago

Você notou que seu corpo às vezes “esquece” de engolir saliva de uns tempos pra cá e engasga do nada? Entenda por que isso acontece

Você já percebeu que, de uns tempos pra cá, seu corpo “esquece” como engolir saliva…

13 horas ago

O impacto psicológico do acúmulo de roupas não usadas: como o seu armário afeta sua mente e sua energia

Já teve a sensação de abrir seu guarda-roupa, mesmo estando cheio de roupas, não ter…

13 horas ago

Homens revelam o que as amantes realmente têm que as esposas não têm (e a verdade pode surpreender você)

Quando o tema é infidelidade, quase sempre surgem julgamentos, culpas e justificativas superficiais. Porém, em…

13 horas ago

Brasileiros com mais de 60 anos agora tem direito a conta de luz 100% gratuita com nova lei; entenda como funciona

Recentemente, uma mudança importante na legislação brasileira passou a garantir que pessoas com mais de…

13 horas ago