Interessante

Substâncias químicas que podem nos fazer engordar sem comer: saiba o que são ‘Obesogênicos’

Quando pensamos em obesidade e excesso de peso, já falamos sobre hábitos alimentares e falta de exercício físico como as principais causas. Contudo, existe um fator que pode contribuir com o ganho de peso em pessoas que têm uma vida saudável.

Desse modo, o composto químico obesogênico tem a capacidade de promover o aumento de massa gorda em nosso corpo, mesmo sem a ingestão excessiva de calorias. Eles estão presentes no ambiente que podem contribuir para o desenvolvimento do excesso de peso e da obesidade na população.

Portanto, essas substâncias podem agir de diversas formas e têm a capacidade de aumentar a massa de tecido adiposo branco, que é a gordura que se acumula em nosso corpo.

Canva

Dessa forma, a exposição a obesogênicos pode alterar a ação de hormônios. Como os hormônios sexuais e da tireoide, que desempenham papéis cruciais na regulação do peso corporal e do metabolismo.

A microbiota intestinal também pode ser afetada. A deterioração da microbiota pode resultar em doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e obesidade.

Essa acumulação de gordura pode resultar em uma série de problemas de saúde, incluindo doenças metabólicas e inflamações.

Até o momento, pesquisadores identificaram aproximadamente 50 produtos químicos com potencial obesogênico.

Essas substâncias incluem o bisfenol A, bifenilas policloradas, ftalatos, éteres difenílicos polibromados, substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas, parabenos, acrilamida, alquilfenóis, dibutilestanho e até mesmo alguns metais pesados, como cádmio e arsênico.

Essas substâncias são ainda mais preocupantes devido à sua presença em muitos produtos que fazem parte do nosso cotidiano. Por exemplo: detergentes, alimentos embalados, recipientes de plástico, roupas e cosméticos.

Canva

Como evitar a exposição aos obesogênicos?

Embora seja difícil evitar completamente a exposição aos obesogênicos devido à sua presença generalizada em nossa vida cotidiana, existem medidas que podemos adotar a nível individual para minimizar os riscos:

  • Não fumar: O tabagismo está associado a diversos produtos químicos prejudiciais, alguns dos quais podem ser obesogênicos. Parar de fumar é uma ação importante para a saúde geral.
  • Diminuir o consumo de alimentos e bebidas embalados: Alimentos processados e bebidas embaladas podem conter obesogênicos, portanto, optar por alimentos frescos e naturais é uma escolha mais saudável.
  • Diminuir o uso de plásticos, cosméticos e loções: Produtos de cuidados pessoais e recipientes de plástico podem conter substâncias químicas obesogênicas. Escolha produtos que sejam livres desses compostos.
  • Limitar o consumo de alimentos com pesticidas: Prefira alimentos orgânicos sempre que possível para reduzir a exposição a pesticidas que podem ter propriedades obesogênicas.
  • Reciclar e reutilizar: Ações sustentáveis, como reciclar e reutilizar produtos, podem reduzir a produção e o descarte de substâncias obesogênicas no meio ambiente.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Cientistas surpreendem ao revelar quantas vezes por semana você deve ter “intimidade” para melhorar o humor e evitar depressão

Um estudo conduzido por pesquisadores da Shantou University Medical College revelaram que a frequência de…

11 horas ago

Por que os casamentos não duram mais como no tempo dos nossos avós?

Você já parou para pensar por que os casamentos de antigamente pareciam durar a vida…

11 horas ago

Golpes por telefone começam assim: Se você ouvir estas frases em uma ligação, desligue imediatamente

A cada dia, criminosos desenvolvem novas estratégias para aplicar golpes por telefone. Usando táticas cada…

11 horas ago

Thais Carla surpreende fãs ao fazer cirurgia bariátrica após perder 30 kg: “Vivendo uma nova fase com amor próprio”

Recentemente, a dançarina e influenciadora Thais Carla realizou uma cirurgia bariátrica, dando o início de…

11 horas ago

‘Apagão Geral’: Quanto tempo a comida aguenta na geladeira e freezer quando ficamos totalmente sem luz?

Esta segunda-feira, Portugal, Espanha e parte de outros países da Europa foram surpreendidos por um…

11 horas ago

Regra dos 21 segundos: o que os cientistas dizem sobre o ‘tempo ideal para fazer xixi’

Você já cronometrou quanto tempo leva para urinar? Pode parecer estranho, mas a ciência tem…

1 dia ago