Reflexão

Se todo mundo gosta de você, então você está vivendo errado

Logicamente, gostaríamos de que todo mundo gostasse de nós, de que qualquer pessoa nos achasse alguém agradável, como se fôssemos uma ótima companhia para todo mundo. Não sabemos lidar direito com rejeições de quaisquer tipos, seja no relacionamento pessoal, no trabalho, seja no amor.

No entanto, temos que nos conscientizar de que jamais conseguiremos agradar a todo mundo, simplesmente porque teremos que manter uma mesma postura, seja com quem estivermos, e nem sempre essa postura irá ao encontro do que o outro espera de nós. Cada pessoa possui as próprias verdades, determinados valores, enxergando o que o mundo tem a seu próprio modo. Uns valorizam o que outros desvalorizam. É a vida.

“(…) caso vistamos máscaras, de acordo com os espaços a que formos, deixaremos de ser nós mesmos, tornando-nos fantoches nas mãos de terceiros.”

Com isso, a única forma de conseguirmos agradar quem quer que seja é moldando nosso comportamento de acordo com o ambiente em que estivermos, de acordo com as pessoas com quem convivermos. Porém, dessa forma, caso vistamos máscaras, de acordo com os espaços a que formos, deixaremos de ser nós mesmos, tornando-nos fantoches nas mãos de terceiros.

Quão penoso deve ser ter que engolir o que se pensa, vestir uma roupa incômoda, frequentar lugares que destoam da gente, somente para poder ser bonzinho e amiguinho das pessoas. A que custo? Às custas de nossa própria essência, de nossos gostos, nossas verdades, nosso jeito natural de ser e de viver? Isso é anular-se, apagar-se, tornar-se um fantasma, um zumbi, refém de gente que deveria nos aceitar como somos.

“(…) devemos manter nossa integridade, nossa essência, nossas verdades intactas, para que não sejamos apenas mais um em meio à multidão.”

Num mundo cheio de cópias, de falsidade e de gente querendo ser o que não é, devemos manter nossa integridade, nossa essência, nossas verdades intactas, para que não sejamos apenas mais um em meio à multidão. Para que não sufoquemos os nossos sonhos por conta de forçarmos sorrisos para quem não merece, para quem não sabe nada de nossa vida, nem está interessado. Ser autêntico pode nos manter perto de poucos, mas com certeza estes poucos serão os melhores.

Por: Prof. Marcel Camargo

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

10 Cheiros do corpo que podem indicar doenças que você nem desconfia

O corpo humano é uma máquina complexa que se comunica de diversas formas — e…

12 horas ago

Cientistas descobrem possível “cura” para a calvície que promete resultados em apenas 20 dias

A ciência pode estar mais próxima do que nunca de uma cura para a calvície.…

12 horas ago

Você sabe identificar o “SORRISO DO PSICOPATA”? Saiba como reconhecer e evitar ser enganado

Você sabia que um sorriso pode, por vezes, esconder muito mais do que uma simples…

12 horas ago

Conheça o santo católico padroeiro das pessoas “feias” – e de quem se sente invisível

Em pleno período medieval, por volta de 1105, São Drogo nasceu em Épinoy-Sebourg, então no…

12 horas ago

Parece mentira, mas estes são os nomes “mais bizarros” registrados no Brasil segundo o censo do IBGE de 2025

Segundo os dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base…

12 horas ago

Foto mostra momento em que terço se forma água de batismo em SC: “Sinal divino”

Recentemente, no Brasil, uma foto tirada para registrar um batismo na Paróquia Santo Antônio, em…

13 horas ago