Categories: Reflexão

Quem invade o espaço dos outros com suas certezas não sabe o significado da palavra empatia

Quando o espaço é do outro, devemos seguir nele com cuidado. Penetrar nele com as nossas certezas absolutas, mais do que falta de empatia, significa falta de respeito, significa que damos mais valor a nós próprios, às nossas opiniões e certezas do que ao que o outro pensa ou acha.

As certezas causam impossibilidades, por outro lado, as dúvidas são prenhes de ensinamentos e descobertas.

Ser empático é ter a capacidade de se “colocar no lugar do outro” mesmo que de forma abstrata e, basear a razão de forma concreta no ponto de vista da outra pessoa.

Se as certezas são limitantes, encurtam a visão de mundo, é um verdadeiro desastre invadir o espaço do outro com as próprias certezas. Se eu por vezes me confundo com minhas próprias emoções e sentimentos, é quase certo que farei estragos adentrando o espaço alheio com minha visão limitada pelas minhas certezas. Minimamente, preciso de autorização ou solicitação para, respeitosamente, entrar no território sagrado da alma alheia.

Passo a passo para a empatia: Ouvir – oferecer ao outro uma escuta de qualidade. Ouvir, a ele, como ele vê, percebe e “sente”. Compreender seu relato de acordo com seu ponto de vista. Só, então, é a hora de enriquecer a visão, acrescentando um novo olhar sobre o mesmo ponto, porém, com outra perspectiva.

Entre o “não” das incertezas da outra pessoa e o “sim” das nossas próprias certezas, há o “talvez”, o “quem sabe”, o “pode ser”, o “pensando bem”, o “não tinha me atentado a esse aspecto”, o “vou pensar sobre isso”.

Na agregação dos pontos de vista, criamos um caleidoscópio de opções, saberes e novas possibilidades, ampliando, assim, o espaço de escolha. Portanto, o respeito, a empatia, o limite e a escuta determinarão o melhor resultado. Ou, pelo menos, o mais ameno, com menor impacto negativo.

“Invasão é diferente de contribuição, portanto, num diálogo, saiba a hora de opinar, como opinar, o que falar e faça sua contribuição.”

Por: Fabiano de AbreuFilosofia de Vida

Imagem de capa: lalesh aldarwish no Pexels

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo.

Recent Posts

“Bonita demais para ser freira”: Brasileira é afastada da Igreja e caso gera polêmica internacional

A freira brasileira Aline Pereira Ghammachi, de 41 anos, natural de Macapá (AP), está no…

43 minutos ago

Médicos fazem alerta urgente de que ‘escolha popular de alimentos’ pode aumentar as chances de ter doença de Parkinson

Um novo estudo vem causando preocupação no meio médico: o consumo diário de alimentos ultraprocessados…

1 hora ago

Esta é a verdadeira razão de por quê os elevadores têm espelhos – Você sabia?

Você já se perguntou por que a maioria dos elevadores tem espelhos nas paredes? Embora…

1 hora ago

5 Atitudes que “causam repulsa” nas mulheres nos primeiros encontros, segundo especialistas em relacionamento

Quando se trata de atração, pequenos gestos ou hábitos podem pesar mais do que você…

1 hora ago

Áudio polêmico vazado expõe suposta tensão entre Duda Guerra e Angélica: “Você vai descer sim, garota”

Um suposto áudio vazado reacendeu o debate sobre o conturbado relacionamento entre a influenciadora Duda…

1 hora ago

Aos 52 anos, Renata Capucci faz duro desabafo sobre luta contra Parkinson: “Pior inimigo”

A apresentadora brasileira Renata Capucci, de 52 anos, que passou por diversos telejornais da Rede…

22 horas ago