Após os eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, que causaram devastação e dezenas de mortes, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para outras regiões do Brasil.
Dessa forma, os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima estão sob aviso de “perigo potencial” devido ao alto volume de chuvas previsto para os próximos 10 dias.
O aviso de “perigo potencial” indica a possibilidade de chuvas com acumulados superiores a 70 milímetros entre 7 e 15 de maio, além de rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h.
Esses temporais podem resultar em inundações, alagamentos e outros transtornos, por isso, a população deve ficar atenta a avisos da Defesa Civil e dos órgãos meteorológicos.
No Nordeste, o Inmet prevê chuvas intensas no norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, com acumulados que podem ultrapassar os 60 milímetros. Portanto, a faixa leste da região também pode ser afetada pelas chuvas.
Já na Bahia, as chuvas terão menos intensidade, porém ainda com risco potencial no litoral.
No Acre, norte de Rondônia e interior do Pará, pancadas de chuva mais isoladas são previstas para os próximos dias. Especialmente no final do dia, com intensidade variando de moderada a forte.
Além dos alertas para o Norte do país, a região Sul também deve ficar atenta aos próximos temporais. Para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, as previsões indicam pancadas de chuva com acumulados acima de 80 milímetros até a segunda semana de maio. No restante da região Sul, os volumes previstos são menores, mas ainda significativos.
A situação no Rio Grande do Sul é especialmente preocupante, após chuvas recentes terem causado danos significativos. Desse modo, a Defesa Civil do estado já confirmou 78 mortes após as tempestades. Contudo, ainda permanece com mais de 100 pessoas desaparecidas.
Enquanto o Norte e Sul do Brasil enfrentam chuvas intensas, as regiões Centro-Oeste e Sudeste devem lidar com tempo seco e temperaturas altas.
O Inmet emitiu alertas de ondas de calor com “grande perigo” para estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Portanto, as temperaturas máximas estarão acima de 30°C ao longo da próxima semana nas capitais dessas regiões.
Imagem de Capa: Canva/Divulgação/Inmet
Você alguma vez já se deparou com a chamada Teoria do Funeral? É uma ideia…
Relacionamentos não acabam “do nada”. Quase sempre, eles desmoronam por causa de padrões repetidos, atitudes…
Talvez você já tenha visto um laço roxo em posts de redes sociais, em fotos…
Muitas mulheres ficam incomodadas ao notar pelos mais espessos ou em maior quantidade na barriga,…
Nas redes sociais, uma imagem tem chamado atenção e despertado curiosidade: o calendário de 2025…
Um criador de conteúdo natural de Maharashtra, tornou-se uma das figuras mais comentadas no universo…