Nas redes sociais, um vídeo polêmico viralizou em que mostra uma professora ensinando linguagem neutra aos seus alunos. O caso ocorreu no Brasil, em Videira, Santa Catarina. Um aluno publicou o vídeo, desencadeando assim a demissão da docente.
No vídeo em questão, a professora, sem saber que estava sendo gravada, aborda o tema da linguagem neutra. Ela menciona a importância de respeitar as identidades não-binárias e destaca a sensibilidade ao uso de pronomes e termos que reconheçam a diversidade de gênero.
No entanto, uma declaração específica da professora chamou a atenção e gerou polêmica: “Se você fosse uma [pessoa] não-binária […] e te ofendesse ser chamada de ‘todos’, porque ‘todos’ não abrange teu ‘tipo’ de gênero [sic], você teria que engolir, porque você é minoria”.
Desse modo, a divulgação massiva do vídeo nas redes sociais provocou uma reação imediata da direção da escola. A diretora demitiu a docente envolvida e comunicou a decisão aos pais dos alunos. A professora atuava no ensino fundamental, ministrando aulas para três séries.
A repercussão do caso foi intensa, gerando debates sobre a liberdade de ensino, a inclusão de temáticas de gênero nas escolas e o papel dos educadores em lidar com tais questões sensíveis.
Contudo, o colégio escolheu não divulgar detalhes sobre a demissão, limitando-se a informar aos pais que resolveu o “caso internamente”.
Imagem de Capa: Reprodução
Alguns filmes não chocam apenas pela violência ou pela tensão. Eles perturbam porque mexem com…
Se você ainda usa um microondas tradicional apenas para esquentar comida e descongelar o frango…
Você já percebeu que, de uns tempos pra cá, seu corpo “esquece” como engolir saliva…
Já teve a sensação de abrir seu guarda-roupa, mesmo estando cheio de roupas, não ter…
Quando o tema é infidelidade, quase sempre surgem julgamentos, culpas e justificativas superficiais. Porém, em…
Recentemente, uma mudança importante na legislação brasileira passou a garantir que pessoas com mais de…