As primeiras doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais causadores da bronquiolite, finalmente chegam ao Brasil.
A Abrysvo, desenvolvido pela Pfizer, é o único imunizante aprovado no país com indicação tanto para gestantes quanto para idosos e bebês, os dois grupos mais vulneráveis às infecções provocadas pelo vírus.
Mulheres grávidas devem receber uma única dose da vacina entre as semanas 24 e 36 da gestação, como forma de transmitir imunidade contra infecções respiratórias causadas pelo VSR nos bebês até 6 meses de idade. Idosos a partir dos 60 anos, também tem indicação de receber dose única.
No momento, a vacina só está disponível nos centros e clínicas de vacinação particulares.
Mas, em paralelo à parceria com a rede privada de imunização, a Pfizer também solicitou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), a inclusão de Abrysvo no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para aplicação gratuita à população nos postos de saúde. O pedido está sob análise do Ministério da Saúde, segundo a farmacêutica.
De acordo com algumas clínicas e centros de vacinação particulares, o preço da vacina Abrysvo pode variar. Desta forma, o valor da dose é entre R$ 1.620 a R$ 1.830.
O vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais causadores de bronquiolite, uma inflamação dos bronquíolos que conduz o ar aos pulmões. Os sintomas comuns incluem coriza, tosse e febre, mas em casos graves pode haver dificuldade para respirar, aumento da frequência respiratória e problemas para mamar em bebês, exigindo internação.
O VSR é uma das principais causas de internações e mortes em crianças menores de dois anos, sendo responsável por até 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias nessa faixa etária.
A vacinação é uma das principais formas de prevenção, junto com cuidados básicos de higiene. Além disso, o palivizumabe, um anticorpo monoclonal, é indicado para crianças com maior risco de infecção grave, sendo aplicado mensalmente durante a época de maior circulação do vírus.
Imagem de Capa: Canva
A Netflix acertou em cheio com “De Volta à Ação”, produção que rapidamente entrou para…
Por acaso seus familiares ou amigos já falaram que você tem “dedo podre” por ter…
Você já sentiu que alguém estava escondendo algo, mesmo sem nenhuma prova concreta? Em muitas…
Muitos casais passam anos juntos, dividem a rotina, a casa e até os planos futuros.…
O nosso corpo sempre dá sinais quando algo não está certo. Quando os rins passam…
Imagine acordar todos os dias com o som das ondas - mas sem ouvir a…