A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo a reprodução de músicas do estilo funk em escolas da rede municipal. O prefeito Filipe Carielo (PSD) disse que quer “cortar pela raiz”, e desta forma, impedir que alunos consumam “conteúdo impróprio” no ambiente escolar.
Ele disse que a proibição é válida para músicas de qualquer gênero musical que sejam impróprias, no qual contenham apologia ao crime e linguajar relativo a sexo, afirmando que 90% das letras de músicas funk são “impróprias para crianças”.
A prefeitura alega que a medida tem como objetivo “preservar o desenvolvimento moral”, a imagem, os valores e crenças dos alunos da rede pública. O decreto também proíbe a exibição de canções do gênero em eventos promovidos pelas instituições de ensino da rede pública destinados às crianças e adolescentes em geral.
Em entrevista à EPTV, Carielo explicou que músicas que contenham duplo sentido também serão também serão banidas. “É uma música que não deveria passar nem perto da escola e estava sendo tocada no ambiente escolar, porque as pessoas que estavam ali não perceberam que, com certeza, em algum momento, o aluno vai querer ouvir essa música.”, disse o prefeito de Carmo do Rio Claro.
“E pode ser que ele ouça só um refrão na internet ou pode ser que ele ache o clipe dela na internet. E aí ele vai ficar acostumado a consumir esse tipo de conteúdo que não é apropriado. Por isso que a gente resolveu cortar pela raiz e não permitir que o funk tocasse em escolas”, argumentou.
Antes do início do ano letivo, será realizada uma reunião com professores e diretores da rede municipal de ensino para receberem todas as instruções a respeito do novo decreto.
Imagem de Capa: Filipe Carielo/Canva
Ele diz que seguiu em frente, parece distante, talvez até já esteja com outra pessoa.…
Entre o silêncio dos introvertidos e a energia expansiva dos extrovertidos, surge um novo tipo…
Você já se sentiu esgotado, irritado ou sem energia após um dia de trabalho, mesmo…
Para algumas pessoas, dormir com ruídos de fundo — como o som de um ventilador,…
A ciência das impressões digitais, conhecida como dermatoglifia, estuda os desenhos únicos nas pontas dos…
Um estudo recente sugere que consumir, pelo menos, um ovo por semana pode estar associado…