Possessividade maligna

Sempre achei que possessividade era uma besteira, até conhecer a força que essa “doença” tem. Nos conhecemos num momento feliz e tranquilo e eu a subestimei. Ela foi ganhando força e acabou por destruir tudo de lindo que vivi com ele. Ela foi mais forte que eu, ele e nosso amor. Ela veio devastadora e arrasou com tudo em poucos meses. Chegou de mansinho e de mãos dadas com a insegurança dele. Acabou por matar o amor, o respeito e a confiança. Ela é implacável. Cuidado! Se a encontrar corra sem olhar para trás.

Eu e o Marcio nos conhecemos e foi amor à primeira vista. Nos demos bem de cara e as coisas estavam caminhando tranquilamente. Ele era levemente ciumento, mas não chegava a ser um problema, eu até achava engraçadinho. Com o passar o tempo as coisas foram piorando, as ligações e mensagens aumentando e eu já não sabia como agir. Estava amarrada numa teia enorme e não conseguia mais respirar sem medo.

“Com a desculpa do amor incondicional ele anulou e escravizou minha personalidade e meus desejos.”

Ele criou uma prisão emocional que não me permitia viver nada além do que era razoável para o nosso relacionamento. Com a desculpa do amor incondicional ele anulou e escravizou minha personalidade e meus desejos. As gentilezas eram oportunistas e o cerco foi apertando. Ele tentava me enfraquecer a todo custo para que eu perdesse minha individualidade e fui me entregando sem forças para lutar contra.

Ele me perguntava, questionava e exigia explicações para qualquer coisa ou momento. Eu, com medo e tentando evitar conflitos, fui cedendo e dizendo sim para todas as exigências malucas que ele me impunha. Eu tentava apagar as diferenças e acabava criando muitas outras. Nada do que eu falasse ou mostrasse para ele eram suficientes para que confiasse e acreditasse no meu amor. Eu sentia que ele tinha se tornado meu dono e não mais meu companheiro.

A possessividade dele foi me castrando e afastando tudo e todos de mim. Ele era rude com meus amigos e familiares. Chegava a armar barracos e escândalos nos momentos de descontração sob o pretexto de que era sincero e falava as verdades. Ele alegava que dizia apenas o que sentia e que as pessoas deveriam respeitá-lo e admirá-lo por isso.

“Era impossível conquistar sua confiança e minha tão sonhada liberdade.”

Sem perceber eu estava pedindo permissão para ligar para minhas amigas, para comer uma pizza com meus primos e até para trocar ou não de emprego. Tudo dependia de relatórios minuciosos e relatos detalhistas e na maioria vezes nada o satisfazia. Era impossível conquistar sua confiança e minha tão sonhada liberdade.

A castração era tamanha que eu já não sabia mais quem era ou o que queria. Eu vivia a cartilha que ele me impunha e fui me perdendo de mim mesma. Abandonei amigos, festas, sonhos, momentos, histórias e o amor próprio. Acreditei que não podia mais viver sem a coleira invisível que ele havia colocado em mim. Eu estava completamente perdida e confusa.

“Eu estava presa emocionalmente e precisava me libertar.”

Aos poucos fui percebendo que não era mais feliz. Nem no relacionamento, nem no trabalho, nem em casa, nem com os amigos e muito menos sozinha, comigo mesma. Como eu tinha permitido que ele me controlasse tanto? Até meus pensamentos e ideias estavam caminhando de acordo com o que agradaria aquela possessividade maldita. Eu estava presa emocionalmente e precisava me libertar. Ele já tinha destruído o amor e evacuado meu coração. Não restava mais nada e eu precisava resgatar minha individualidade.

A possessividade é perigosa e não tem nenhum lado positivo. Não importa o ângulo ou a perspectiva. Ela castra e anula qualquer nuance de vida própria e é mortal. Não tem saída, ela não deixa escapatória ou brecha para o amor e a confiança.

Agora, livre e consciente do que ela fez, posso retomar minha vida e tentar restabelecer tudo que me foi tirado. Volto a ser eu mesma e jamais permitirei que alguém delete minha personalidade do meu HD interno. Com minha carta de alforria serei mais eu e menos ela.

Por: Monika Jordão

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Casal homossexual denuncia loja que se recusou a fazer convite de casamento: “Princípios cristãos”

O produtor Henrique Nascimento denunciou uma papelaria localizada no interior de São Paulo que afirmou…

18 horas ago

20 Anos de “De Repente 30”: 15 curiosidades sobre o filme e veja como está a atriz hoje – igual à sua versão de 30 anos!

"De Repente 30" completa duas décadas desde seu lançamento em 2004, mas sua influência e…

19 horas ago

Criador de “Bebê Rena” faz apelo aos fãs para pararem de especular sobre personagens da série

A nova minissérie da Netflix, "Bebê Rena" tem conquistado um grande público desde sua estreia.…

19 horas ago

Pesquisadores se surpreendem ao descobrir qual formato de corpo masculino as mulheres consideram mais atraente

Se você é um homem com uma parceira e tem um corpo longe do visto…

20 horas ago

Mulher compartilha “truque” que garante ‘maior chance de retorno de chamada’ ao se candidatar a empregos

Acho que todos podemos concordar que a procura de emprego pode ser uma experiência um…

20 horas ago

Essa ilusão de ótica revela em 5 segundos o que está atrapalhando sua vida amorosa

O amor é um dos sentimentos mais complexos e nobres que experimentamos. No entanto, diversos…

21 horas ago