No mundo digital em que vivemos, os emojis possuem linguagens e até códigos escondidos neles. Contudo, o que era para ser símbolos inofensivos, podem carregar significados ocultos e perigosos.
Autoridades policiais têm emitido alertas sobre o uso de determinados emojis por crianças e adolescentes, destacando o emoji de cavalo (🐎) como um novo sinal de alerta. O motivo? Ele tem sido utilizado como código para a droga cetamina, um anestésico veterinário com alto potencial de abuso recreativo.
Essa nova “linguagem secreta” com emojis vai muito além do uso de substâncias. Ela também está conectada a subculturas tóxicas, ideologias extremistas e movimentos online que influenciam o comportamento de jovens — muitas vezes sem que os pais percebam.
O emoji de cavalo, aparentemente inocente, está sendo usado em conversas e redes sociais para representar o uso de cetamina, uma substância originalmente utilizada como tranquilizante de cavalos, mas que vem ganhando espaço entre jovens como droga recreativa.
De acordo com as autoridades britânicas, o emoji aparece em mensagens codificadas que circulam entre adolescentes, junto com outros símbolos como:
Além do envolvimento com drogas, alguns emojis vêm sendo apropriados por grupos extremistas online. Um dos exemplos mais alarmantes é o uso do emoji de pílula vermelha, associado ao chamado “manosphere”.
Esse “manosphere” é um conjunto de comunidades masculinas que promovem ideologias misóginas, antifeministas e, em alguns casos, radicalizadas.
Esses grupos utilizam emojis para se comunicar discretamente, criar identidade e até recrutar novos membros, especialmente jovens vulneráveis em busca de pertencimento.
O uso de emojis como códigos secretos mostra que o perigo pode estar disfarçado de forma sutil. Veja algumas dicas para pais e responsáveis:
Fale sobre o que eles consomem na internet, com quem interagem e que tipo de conteúdo seguem nas redes sociais.
Pesquise e mantenha-se informado sobre os significados alternativos dos emojis mais usados por adolescentes.
Isolamento repentino, alterações de humor, sono excessivo ou apatia podem ser sinais de alerta.
Aplicativos como TikTok, Instagram e até mensagens privadas no WhatsApp ou Discord são canais frequentes para essas comunicações escondidas.
O emoji de cavalo pode parecer inofensivo — mas, hoje, ele simboliza algo muito mais preocupante. Seja como código para drogas, ou como parte de um vocabulário simbólico usado por grupos perigosos, ele é apenas a ponta do iceberg.
No mundo online, a linguagem visual evolui rápido. Por isso, pais e responsáveis devem permanecer atentos, informados e presentes, acompanhando de perto o que seus filhos acessam e como se comunicam.
Imagem de Capa: Canva
Relacionamentos não acabam da noite para o dia. Na maioria das vezes, são pequenas atitudes…
Apesar de sua aparência um pouco feia, os Labubus estão por toda parte e, embora…
A menina de 11 anos que caiu de uma altura de cerca de 70 metros…
O apresentador e chef de cozinha Edu Guedes, de 51 anos, compartilhou uma publicação em…
O que parecia ser um conto de fadas virou um verdadeiro pesadelo financeiro e emocional…
Conhecida por marcar uma geração ao interpretar a icônica "Tiazinha" no fim dos anos 1990,…