Interessante

Ouvir música no chuveiro pode prejudicar sua criatividade e bem-estar mental; entenda por quê

Muitas pessoas têm o costume de ouvir música no chuveiro, especialmente para quem busca relaxar ou começar o dia com energia. No entanto, estudos recentes e opiniões de especialistas sugerem que esse hábito pode ter impactos negativos sobre sua criatividade e bem-estar mental.

De acordo com a estudiosa da felicidade, Gretchen Rubin, qualquer forma de estímulo mental constante, incluindo música, podcasts ou TV, durante momentos como o banho, pode bloquear a conexão com o subconsciente e limitar a criatividade.

Dessa forma, ela afirma que é necessário ter “tempo de busca aberta”. Buscar ter momentos de inatividade em que o cérebro possa vagar livremente, sem distrações externas.

Rubin revela que os nossos momentos criativos e nossas melhores ideias normalmente surgem quando estamos entediados. Isso porque, quando o cérebro não está ocupado com estímulos externos, ele “cria sua própria diversão” e explora novas ideias.

“É por isso que as pessoas têm ideias no chuveiro ou no meio da noite, porque é um momento de inatividade em que o cérebro meio que cria sua própria diversão”, ela explicou.

Portanto, ela reforça a importância de reservar alguns minutos por dia para deixar a mente vagar, seja durante uma caminhada, no carro ou, claro, no banho. Esse “tempo de inatividade” ajuda a recarregar o cérebro e estimula a criatividade, permitindo que novas ideias surjam naturalmente.

A ciência por trás do tédio e da criatividade

Rubin não está sozinha nessa linha de pensamento. De acordo com estudo realizado pelas psicólogas Sandi Mann e Rebekah Cadman, o tédio pode, de fato, aumentar a criatividade.

Na pesquisa, 170 participantes realizaram atividades tediosas, como ler ou escrever, antes de iniciar uma tarefa criativa. Desse modo, os resultados indicaram que os participantes que passaram por essas atividades monótonas apresentaram maior criatividade.

O estudo sugere que o tédio permite que a mente se desligue de tarefas diretas e crie espaço para o devaneio, o que, por sua vez, pode levar a novas ideias e soluções criativas. Em resumo, momentos de “pausa” mental podem ser fundamentais para manter a criatividade e o bem-estar mental em alta.

Apesar das descobertas científicas, muitas pessoas defendem o hábito de ouvir música no chuveiro. Para alguns, a música serve como uma ferramenta para relaxar e afastar pensamentos excessivos.

“Ouvir música no chuveiro me ajuda a relaxar e acalmar a mente”, disse um usuário. Muitos afirmam que, em um mundo acelerado, momentos com música podem proporcionar um escape necessário.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Essa é a “mente de uma pessoa calada”: o que quase ninguém percebe

Quando você possui uma personalidade mais quieta e introspectiva, muitas pessoas tendem a te interpretar…

17 horas ago

Ex-garçonete revela por que restaurantes pedem para você “provar” o vinho primeiro — e não é para ver se você gosta

Uma criadora de conteúdo do TikTok e ex-funcionária de um restaurante chocou seus seguidores ao…

17 horas ago

Sinais de que você é uma alma antiga (e talvez nunca tenha percebido)

Você já sentiu que enxerga o mundo de um jeito diferente? Como se certas experiências,…

17 horas ago

Se você conseguir responder a pergunta desse enigma intrigante, ou é “muito inteligente” ou “pensa como um psicopata”

Desafios mentais, enigmas lógicos e histórias intrigantes sempre chamam atenção na internet — principalmente quando…

17 horas ago

O número da sua casa pode estar bloqueando sua prosperidade em 2026; entenda

Você já parou para pensar que o número da sua casa vai muito além de…

18 horas ago

VÍDEO: Vidente havia alertado sobre morte ligada a Suzane von Richthofen DIAS ANTES do falecimento de tio

A médium Chaline Grazik, conhecida nas redes sociais como a “sensitiva das estrelas”, voltou a…

18 horas ago