Interessante

Organização Mundial de Saúde declara mpox, a varíola dos macacos, uma “emergência mundial”

A Organização Mundial de Saúde declarou nesta quarta-feira (14) que o surto de mpox na África, antes chamada de varíola dos macacos, se tornou uma emergência global de saúde, com casos confirmados entre crianças e adultos de mais de uma dezena de países.

Além disso, a principal preocupação é com a rápida propagação de uma nova variante, em especial na República Democrática do Congo – país que registrou somente neste ano quase 17 mil casos, incluindo 524 mortes, segundo o último relatório do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC África).

“Isto é algo que devia preocupar a todos… O potencial para uma disseminação além África é muito preocupante”, disse o diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, adiantou a Associated Press (AP).

No momento, o continente africano tem poucas vacinas disponíveis para a população.

O diretor-geral da OMS já tinha anunciado que prolongou por um ano as recomendações permanentes contra o risco do vírus mpox em vários países africanos, na sequência do novo surto.

“Decidi prolongar as recomendações permanentes por mais um ano para ajudar os países a responder ao risco crónico de varíola”, disse Ghebreyesus na reunião do comitê de emergência da OMS na República Democrática do Congo (RDCongo), mas também no Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda, que até agora não tinham reportado casos da doença.

“A OMS está comprometida em coordenar a resposta global nos próximos dias e semanas, trabalhando em estreita colaboração com cada um dos países afetados e alavancando nossa presença local para prevenir a transmissão, tratar os infectados e salvar vidas”, disse Tedros Adhanom.

Salim Abdool Karim, especialista sul-africano em doenças infecciosas e presidente do grupo de emergência do Africa CDC, observou que a nova versão do mpox parece ter uma taxa de mortalidade de cerca de 3% a 4%.

Durante o surto global em 2022, que afetou mais de 70 países, menos de 1% das pessoas infectadas morreram. No momento, Ministério da Saúde avalia que o risco para o Brasil é baixo. Há duas vacinas recomendadas pela OMS contra a doença.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

8 Situações que despertam sensações estranhas — e você nem sabe explicar o porquê

Alguns momentos da vida carregam uma energia difícil de descrever. Eles não são necessariamente bons…

12 horas ago

7 perguntas inteligentes que “desmontam” uma mentira – sem que o mentiroso perceba

Mentir é uma técnica de comunicação que muita gente conhece bem — mas sustentar uma…

12 horas ago

Coloque a data do seu aniversário no ChatGPT junto com alguns prompts e descubra revelações surpreendentes sobre a SUA vida

Desde que o ChatGPT foi lançado, ele vem se tornando uma ferramenta indispensável -seja para…

12 horas ago

5 erros de cabelo que te deixam com aparência mais velha (e como evitar cada um deles)

O cabelo é uma das primeiras coisas que chamam atenção na sua aparência. Ele pode…

12 horas ago

Homem com ‘pior caso’ de crescimento de nariz já visto por médicos afirma que não conseguia nem beijar a esposa

Com os anos de vida passados e o envelhecimento, este idoso escocês foi surpreendido com…

12 horas ago

Vídeo: Padre é flagrado com noiva de fiel na casa paroquial de igreja em Nova Maringá (MT): “Olha, que bonitinha, escondidinha”

Recentemente, imagens gravadas flagraram o padre Luciano Braga Simplício na casa paroquial de Nova Maringá…

13 horas ago