Um orangotango de Sumatra na Indonésia surpreendeu os cientistas ao se automedicar usando uma pasta feita de plantas para curar uma grande ferida na bochecha.
É a primeira vez que é registrado o momento em que uma criatura na natureza trata um ferimento usando uma planta medicinal para se curar, por conta própria. Depois que os pesquisadores observaram Rakus, o orangotango, aplicando pasta de plantas no rosto, a ferida fechou e cicatrizou em um mês.
“Eles são os nossos parentes mais próximos e isto aponta novamente para as semelhanças que partilhamos com eles. Somos mais semelhantes do que diferentes”, disse a bióloga Dra. Isabella Laumer, do Instituto Max Planck, na Alemanha, e principal autora da investigação.
Uma equipe de pesquisa no Parque Nacional Gunung Leuser, na Indonésia, acredita que o grande ferimento na bochecha de Rakus foi após lutar com orangotangos rivais porque eles ouviram gritos altos, denominados “chamados longos”, dias antes de verem o ferimento.
A equipe então viu Rakus mastigando o caule e as folhas de uma planta chamada Akar Kuning – uma planta antiinflamatória e antibacteriana que também é usada localmente para tratar malária e diabetes.
Ele aplicou repetidamente a pasta na bochecha por sete minutos. Rakus então espalhou as folhas mastigadas em seu ferimento até que ficasse totalmente coberto. Ele também continuou a se alimentar da planta por mais de 30 minutos.
A pasta e as folhas parecem ter um poderoso efeito curativo – os pesquisadores não viram nenhum sinal de infecção e a ferida fechou em cinco dias. E depois de um mês, Rakus estava totalmente curado.
Imagem de Capa: Nature
Alguns filmes não chocam apenas pela violência ou pela tensão. Eles perturbam porque mexem com…
Se você ainda usa um microondas tradicional apenas para esquentar comida e descongelar o frango…
Você já percebeu que, de uns tempos pra cá, seu corpo “esquece” como engolir saliva…
Já teve a sensação de abrir seu guarda-roupa, mesmo estando cheio de roupas, não ter…
Quando o tema é infidelidade, quase sempre surgem julgamentos, culpas e justificativas superficiais. Porém, em…
Recentemente, uma mudança importante na legislação brasileira passou a garantir que pessoas com mais de…