Reflexão

O sofrimento compartilhado é metade da tristeza, mas a felicidade quando compartilhada é dobrada

Dois homens, ambos gravemente doentes, ocupavam o mesmo quarto do hospital. Um deles foi autorizado a sentar-se na sua cama por uma hora todas as tardes para ajudar a drenar o líquido que tinha nos seus pulmões. A sua cama ficava ao lado da única janela do quarto. O outro homem tinha que passar todo o tempo deitado de costas. Os homens conversavam por horas a fio. Eles falavam das suas esposas e famílias, das suas casas, dos seus empregos, do seu envolvimento no serviço militar, onde tinham ido de férias…

Todas as tardes, quando o homem na cama junto à janela se sentava, passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que podia ver do lado de fora da janela.

O homem na outra cama começou a viver por aqueles períodos de uma hora em que seu mundo era ampliado e animado por toda a atividade e cor do mundo exterior.

A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes brincavam na água enquanto as crianças navegavam nos seus barcos modelo. Jovens amantes andavam de braços dados no meio de flores de todas as cores e uma bela vista do horizonte da cidade podia ser vista à distância.

Enquanto o homem da janela descrevia tudo isso em detalhes requintados, o homem do outro lado da sala fechava os olhos e imaginava essa cena pitoresca. Numa tarde quente, o homem perto da janela descreveu um desfile que estava a passar.

Embora o outro homem não pudesse ouvir a banda – ele podia ver na sua mente como o cavalheiro da janela retratou com palavras descritivas. Dias, semanas e meses se passaram. Certa manhã, a enfermeira do dia chegou para trazer água para os seus banhos e encontrou o corpo sem vida do homem junto à janela, que morrera tranquilamente durante o sono. Ela ficou triste e chamou os atendentes do hospital para levar o corpo embora.

Assim que pareceu apropriado, o outro homem perguntou se poderia ser movido para o lado da janela. A enfermeira ficou feliz em fazer a troca e, depois de se certificar que ele estava confortável, ela deixou-o sozinho. Lentamente e dolorosamente, ele apoiou-se num cotovelo para dar a sua primeira olhada no mundo real lá fora. Ele esforçou-se para se virar lentamente para olhar pela janela além da cama.

O que ele viu foi uma parede em branco. O homem perguntou à enfermeira o que poderia ter compelido o seu falecido colega de quarto que descrevera coisas tão maravilhosas fora dessa janela. A enfermeira respondeu que o homem era cego e não conseguia nem ver a parede.

Ela disse: “Talvez ele só o quisesse encorajar”.

Epílogo:

Há uma tremenda felicidade em fazer os outros felizes, apesar das nossas próprias situações. O sofrimento compartilhado é metade da tristeza, mas a felicidade quando compartilhada é dobrada. Se quiseres sentir-te rica(o), basta contares todas as coisas que tens que o dinheiro não pode comprar.

Hoje é um presente, é por isso que é chamado de Presente“.

A origem desta carta é desconhecida.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras

Fonte: Auxx

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Filme que mostra como é o ‘momento secreto da escolha de um novo Papa’ é atualmente o mais assistido no Brasil

Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…

7 horas ago

Vaticano revela testamento com pedidos inesperados de Papa Francisco – e a ÚNICA palavra que pediu para sua lápide

Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…

8 horas ago

Quem será o próximo Papa: Poderemos ter o primeiro Pontífice negro ou asiático?

Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…

10 horas ago

Morador de rua ganha mais de R$ 5 milhões na loteria e recebe ajuda inesperada de dono de loja nos EUA

Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…

10 horas ago

Preferir ficar em casa ao invés de sair com amigos? Veja o que isso revela sobre você, segundo a inteligência artificial

Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…

10 horas ago

Por que algumas pessoas preferem NUNCA sair de casa nos fins de semana, segundo a psicologia

Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…

10 horas ago