Quando programamos uma viagem, temos que nos preocupar com várias coisas pra que tudo dê certo, principalmente com a mala. A mala despachada costuma ser o espaço onde colocamos de tudo: roupas pesadas, produtos de higiene em grandes volumes, sapatos extras e até lembranças para a família.
No entanto, atenção: existe um item que jamais deve ser transportado na mala despachada — e ele está presente em quase tudo que usamos no dia a dia.
Pode parecer inofensivo, mas as baterias de lítio são consideradas itens perigosos quando transportadas de forma inadequada, especialmente na bagagem despachada. Isso porque elas têm potencial de superaquecer, causar curto-circuito e até pegar fogo. E no porão do avião, onde não há monitoramento constante, o risco é muito maior.
Essas baterias estão em celulares, notebooks, tablets, câmeras, brinquedos eletrônicos e powerbanks — ou seja, itens que a maioria das pessoas carrega em qualquer viagem.
A Agência da União Europeia para a Segurança Aérea (EASA) e outras autoridades internacionais de aviação alertam: em caso de incêndio no compartimento de carga, a detecção e a contenção são extremamente difíceis.
Como não há acesso fácil ao porão durante o voo, um incidente com uma bateria pode comprometer seriamente a segurança da aeronave. Por isso, o transporte de baterias de lítio na mala despachada é proibido ou altamente restrito.
Se você vai embarcar com dispositivos eletrônicos, veja as regras básicas para evitar problemas no embarque:
Você também precisa se atentar à capacidade da bateria:
Por mais prático que pareça colocar tudo na mala despachada, é essencial entender que a segurança vem em primeiro lugar. Levar baterias de lítio no porão pode colocar sua vida e a de todos os passageiros em risco.
Na dúvida, leve seus dispositivos eletrônicos sempre com você, devidamente protegidos e carregados com responsabilidade. Dessa forma, você evita problemas no embarque — e garante uma viagem mais segura para todos.
Imagem de Capa: Canva
Um caso inusitado ocorrido nas Filipinas viralizou nas redes sociais: uma mulher rezou por mais…
Relacionamentos com pessoas narcisistas costumam ser intensos no começo — cheios de declarações, promessas e…
Se você foi fisgado pela tensão angustiante e pelos temas distópicos de "O Conto da…
O hábito antigo de secar roupas no varal ao ar livre está conquistando novos adeptos.…
Durante um culto da Igreja Imagem e Semelhança, localizada na cidade de Joinville, Santa Catarina,…
Nesta segunda-feira, 30, foi realizado no Fórum Cível de Goiânia a primeira audiência de conciliação…