Interessante

Medicamento para emagrecer em testes tem efeito parecido com o da cirurgia bariátrica

A farmacêutica norte-americana Eli Lilly divulgou informações animadoras sobre a fases finais de testes clínicos para um novo tratamento para obesidade.

O medicamento ‘Tirzepatida’ apresentou resultados muito semelhantes com os de uma cirurgia bariátrica em termos de perda de peso, mostrando reduzir até 22,5% do peso corporal, nos estudos.

Ainda é necessário aguardar novas avaliações e estudos adicionais, porém, endocrinologistas já acreditam que será uma mudança significativa para os casos de pacientes com obesidade, síndrome metabólica e mais.

O último estudo clínico com a Tirzepatida consistiu no uso de diferentes quantidades da substância por alguns dos mais de 2,5 mil voluntários, enquanto outra parte dos voluntários recebeu um placebo.

O tratamento durou 72 semanas, e nos resultados, os pacientes perderam 16% do peso corporal com 5 mg semanais da substância, 21,4% com 10 mg semanais e 22,5% com 15 mg semanais. Já os participantes com o placebo, o emagrecimento foi de 2,4%.

De acordo com Jeff Emmick, vice-presidente do desenvolvimento de produtos da farmacêutica, o medicamento é o primeiro a demonstrar a perda de mais de 20% do peso corporal em um estudo de fase três.

Isto faz com que sua ação ofereça resultados tão efetivo quanto os gerados pela cirurgia bariátrica, mas sem as possíveis complicações associadas a procedimentos invasivos como este.

Sobre os efeitos colaterais da Tirzepatida, sua intensidade foi classificada entre fraca e moderada e, conforme indica, eles são bastante parecidos com os gerados por outros medicamentos de ação semelhante.

“Os efeitos colaterais mais frequentes são gastrointestinais. Náusea, vômito, diarréia, intestino preso… Em alguns casos, pode haver um aumento do risco da formação de cálculos na vesícula biliar”, afirma a endocrinologista.

Com base nos dados já divulgados, a médica explica ainda que a nova medicação pode ser interessante para além da obesidade.

A farmacêutica continuará a avaliar os resultados dos estudos, que serão apresentados em uma próxima reunião médica e submetidos a um periódico científico revisado por pares. Estudos adicionais estão em andamento para ser um possível tratamento para obesidade ou sobrepeso.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Este filme foi tão “perturbador” que muitos nunca quiseram assistir de novo — e quase fez o ator desistir do papel

Alguns filmes não chocam apenas pela violência ou pela tensão. Eles perturbam porque mexem com…

16 horas ago

Adeus ao microondas tradicional? Este eletrodoméstico “revolucionário” irá dominar as cozinhas a partir de 2026

Se você ainda usa um microondas tradicional apenas para esquentar comida e descongelar o frango…

16 horas ago

Você notou que seu corpo às vezes “esquece” de engolir saliva de uns tempos pra cá e engasga do nada? Entenda por que isso acontece

Você já percebeu que, de uns tempos pra cá, seu corpo “esquece” como engolir saliva…

16 horas ago

O impacto psicológico do acúmulo de roupas não usadas: como o seu armário afeta sua mente e sua energia

Já teve a sensação de abrir seu guarda-roupa, mesmo estando cheio de roupas, não ter…

16 horas ago

Homens revelam o que as amantes realmente têm que as esposas não têm (e a verdade pode surpreender você)

Quando o tema é infidelidade, quase sempre surgem julgamentos, culpas e justificativas superficiais. Porém, em…

16 horas ago

Brasileiros com mais de 60 anos agora tem direito a conta de luz 100% gratuita com nova lei; entenda como funciona

Recentemente, uma mudança importante na legislação brasileira passou a garantir que pessoas com mais de…

16 horas ago