Se você se pega se revirando na cama, checando o celular constantemente e ficando nervoso por causa de algo que disse há oito anos na escola, então esse método para dormir pode ser para você.
A pediatra Dra. Jess Andrade compartilha dicas e informações com seus seguidores no Instagram e o método 10-3-2-1-0 é um que ela chama de “princípios básicos de higiene do sono”.
No entanto, “não é indicado para todos com base no histórico médico”, então prepare-se para saber mais ou talvez falar com um médico antes de testar.
No entanto, se você receber sinal verde para experimentar a técnica, o método começa incríveis 10 horas antes de você ir dormir. E começa com algo que você consome e que tem o efeito oposto de te deixar relaxado.
A Dra. Andrade recomenda que você pare de beber café ou bebidas com cafeína 10 horas antes de ir dormir, explicando: “Bebidas com cafeína saem da corrente sanguínea em cerca de 10 horas e eliminam os efeitos estimulantes.”
Desta forma, se você planeja ir para a cama às 23h, precisa garantir que seu último café seja às 13h.
Você estará bem pelas próximas horas, mas o método da médica continua a contagem regressiva para a hora de dormir. A próxima etapa do método ocorre quando o relógio marca três horas antes de dormir. É quando você precisa parar de comer e beber qualquer bebida alcoólica.
Fazer isso pode ajudar a reduzir os sintomas do refluxo e diminuir a chance do álcool prejudicar seu ciclo natural de sono.
Uma hora depois, quando lhe restam duas horas de sono, você precisa largar os lápis e parar de fazer qualquer trabalho ou lição de casa. Você provavelmente não precisará de muita força de vontade para isso.
Ela explica: “Cerca de 2 horas antes, relaxe o cérebro e anote todas as tarefas para o dia seguinte e dê ao seu cérebro um descanso mental .”
Isso ajudará sua mente a relaxar antes de ir para a cama, embora a Dra. Andrade diga que você só pode usar o telefone durante uma dessas horas.
A etapa ‘1’ do método está relacionada à sua última hora antes de dormir, quando você deve desligar todas as telas, incluindo telefones, TVs e computadores. Desligar os dispositivos antes de dormir pode evitar que a luz azul das telas interrompa o ciclo natural de sono do seu corpo.
Se você fizer tudo isso, você alcançará a etapa “0” do método. Ela explica: “Zero é o número de vezes que você aperta o botão soneca pela manhã.”
A profissional de saúde acrescenta em seu vídeo que as informações são apenas para “fins educacionais”, acrescentando: “Não se destinam a diagnosticar ou tratar nenhuma doença. Fale com seu médico sobre quaisquer preocupações médicas.”
Ainda assim, se sua única preocupação são as grandes olheiras todas as manhãs, então o método definitivamente vale a pena experimentar!
Imagem de Capa: Reprodução/Canva
Envelhecer é inevitável. Envelhecer com o cérebro lento, confuso ou fragilizado, não. A boa notícia…
Há muito tempo, a sociedade vem ensinando as mulheres a enxergar que ter seios pequenos…
A astrologia sempre despertou curiosidade ao revelar padrões de comportamento, desafios emocionais e tendências de…
Você já foi comprar um “perfume” e ficou confuso em qual escolher pela quantidade de…
Você pode até achar inofensivo - e prático para não entrar de sapatos da rua…
O cinema brasileiro ganhou um novo espaço de destaque no ambiente digital. O Governo Federal…