Reflexão

Maturidade: sentir falta da pessoa, mas entender que é melhor assim

Existem pessoas que parecem destinadas a ficarem juntas. Existem pessoas que parecem destinadas a se distanciarem. É triste, parece meio cruel, mas é verdade: infelizmente, nem sempre o amor é o bastante para que duas pessoas permaneçam juntas pelo resto da vida.

“É química, é suor, é pele arrepiada, vontade de se ver, de conversar, de ficar junto. E daí ficam.”

Ninguém consegue explicar direito sentimentos, ainda mais aqueles que se relacionam com a paixão amorosa. Fato é que, de repente, lá estão se sentindo atraídas pessoas que poderiam já se conhecer ou mesmo nunca terem se visto antes. É química, é suor, é pele arrepiada, vontade de se ver, de conversar, de ficar junto. E daí ficam.

Até aí, tudo bem, o duro é quando passam as horas, os dias, semanas, meses, e começa o cotidiano, a rotina, a mesmice. E começam os problemas que sempre aparecem na vida de todo mundo. Inevitavelmente, a paixão arrefece, enquanto os choques de realidade aumentam. O que era somente leveza começa a pesar. Ou se firma o amor, ou há desencontro.

Na verdade, existem pessoas que se amam, mas não conseguem ficar juntas e não somente em uniões amorosas. Familiares, colegas, em todo tipo de relacionamento, pode haver amor e carinho envolvido, mas impossibilidade de convivência duradoura. Muitas pessoas possuem alguém de quem gostam bastante, mas com quem brigam muito.

“(…) pessoas com visões de mundo muito dissonantes, com experiências e crenças que destoam demais daquilo em que os parceiros carregam dentro de si, dificilmente conseguirão conviver sem se cobrarem demais, sem se machucar, sem machucar um ao outro.”

Dizem que o amor tudo suporta, porém, pessoas com visões de mundo muito dissonantes, com experiências e crenças que destoam demais daquilo em que os parceiros carregam dentro de si, dificilmente conseguirão conviver sem se cobrarem demais, sem se machucar, sem machucar um ao outro. Não conseguirão ficar juntas, sem anulação, ressentimento, frustração.

Existem pessoas que são mais felizes longe de nós e também somos melhores longe delas. Nesses casos, teremos que nos conscientizar de que a convivência nunca será pacífica e tranquila. Que tenhamos, pois, a maturidade necessária para entendermos que sentiremos falta de certas pessoas que já saíram de nossas vidas, mas será melhor ficar cada um no seu canto.

Por: Prof. Marcel Camargo

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

O ‘horário em que os homens mais traem’ as mulheres vai te deixar em choque

A traição é um dos assuntos mais polêmicos e curiosos quando se fala em relacionamentos.…

17 horas ago

Você não consegue fazer o “número dois” fora de casa? Entenda por que seu intestino só funciona NO SEU banheiro

Você já conheceu alguém — ou talvez seja o seu caso — que simplesmente não…

17 horas ago

O filme mais polêmico da Netflix que você ‘não deve assistir com a família por perto’

A Netflix tem um talento especial para transformar produções controversas em verdadeiros fenômenos de audiência…

17 horas ago

O dinheiro some todo mês? A culpa pode ser de onde você nem imagina

Já aconteceu de chegar no fim do mês, não sobrar nada do seu salário e…

17 horas ago

Cientistas detectam “rachaduras profundas” na crosta da Terra e alertam para alto risco de terremotos

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Washington e da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA)…

17 horas ago

Remédios “contra vermes” comuns podem ser uma possível arma contra o câncer, apontam estudos

Nos últimos anos, cientistas em todo o mundo têm investigado uma hipótese intrigante: os medicamentos…

18 horas ago