Interessante

Idosa de 100 anos revela segredo da longevidade: “Sempre fiz. Só paro quando morrer”

Nesta segunda-feira (22), Eulália Lopes Araújo celebrou 100 anos de vida. A moradora de Feira de Santana, na Bahia, é conhecida carinhosamente como Dona Lalu.

No entanto, ela recebeu uma festa surpresa na academia onde treina regularmente, um hábito que mantém há 56 anos. A bisavó de quatro netos atribui sua longevidade e vitalidade à prática constante de exercícios físicos.

Dona Lalu frequentou a academia por mais da metade de sua vida. Desse modo, ela compartilhou que sua rotina de exercícios é o segredo para se manter saudável e independente.

“Sempre fiz minha academia, teve uma época que fiz yoga, mas agora sigo só com os treinos. Só vou parar quando morrer”, brincou.

A centenária vai à academia com sua filha, Eneida Lopes, pelo menos três vezes por semana. Nos dias chuvosos ou quando sente preguiça, ela recorre a uma bicicleta ergométrica em casa.

“Quando fico com preguiça, eu pego minha bicicleta, mas gosto mesmo é da academia”, disse Dona Lalu.

Rotina de vida e cuidados

Nascida em Alagoas, Eulália Lopes trabalhou como auxiliar de enfermagem antes de se casar e dedicar-se à família. Em 1965, mudou-se para Salvador e, uma década depois, estabeleceu-se em Feira de Santana.

Além da academia, Dona Lalu cuida das plantas, passa tempo com sua cadela Lupi, aprecia uma taça de vinho suave e acompanha programas de TV e novelas. Ela é acompanhada regularmente por médicos e usa apenas dois medicamentos para controle da pressão e do colesterol.

“Meu coração está ótimo, graças a Deus. Só não estou 100% porque meu braço dói, mas o médico disse que é normal da idade”, contou sorridente.

Dessa forma, Dona Lalu inspira muitos, inclusive sua filha Eneida, que a acompanha na academia. Eneida, de 60 anos, vê na mãe um exemplo de dedicação e saúde.

“Não sei se vou aguentar fazer até os 100 anos, porque vai muito da genética. Ela se alimenta bem, não fuma, bebe pouco e é de um outro tempo, de quando as pessoas viviam em um ritmo mais lento”, diz Eneida

Luciano Júnior, coordenador da academia e treinador de Dona Lalu, elogia sua determinação e alegria. “Dona Lalu está sempre com sorriso no rosto, não reclama das atividades, faz todos os exercícios, sempre com muita alegria. Dá menos trabalho que muitos alunos mais novos”, disse o professor.

Portanto, ele ressalta a importância da atividade física para idosos, destacando que exercícios ajudam a manter a independência, evitar quedas e melhorar a saúde geral.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

O que acontece se alguém confessar um assassinato para um padre? Sacerdote explica os limites do segredo de confissão

Na Igreja Católica, o sigilo da confissão é um dos pilares mais rígidos e também…

13 horas ago

Caldo de ossos: Ouro líquido ou mito moderno? O que a ciência realmente diz

Nas redes sociais, o caldo de ossos, vem conquistando aqueles que buscam melhorar sua saúde…

13 horas ago

Rodinhas Para Todos: Projeto devolve mobilidade e esperança a cães com deficiência

Muitas pessoas acreditam que quando um cão perde o movimento das patas, sua vida acabou.…

13 horas ago

O que acontece quando um cônjuge SEMPRE deixa o outro sozinho emocionalmente

Muitos relacionamentos não acabam por conta de uma traição ou brigas. Na maioria das vezes,…

13 horas ago

7 Coisas que você NUNCA deve fazer em um casamento se quiser que ele sobreviva

Por que alguns casamentos resistem ao tempo, enquanto outros se desgastam rapidamente? Muitos acreditam que…

13 horas ago

Enigma matemático “só para gênios” que está deixando as pessoas perplexas — e fazendo gente jurar que o mundo está errado

De tempos em tempos, surge nas redes sociais um enigma matemático capaz de colocar a…

13 horas ago