Interessante

Idosa de 100 anos revela segredo da longevidade: “Sempre fiz. Só paro quando morrer”

Nesta segunda-feira (22), Eulália Lopes Araújo celebrou 100 anos de vida. A moradora de Feira de Santana, na Bahia, é conhecida carinhosamente como Dona Lalu.

No entanto, ela recebeu uma festa surpresa na academia onde treina regularmente, um hábito que mantém há 56 anos. A bisavó de quatro netos atribui sua longevidade e vitalidade à prática constante de exercícios físicos.

Dona Lalu frequentou a academia por mais da metade de sua vida. Desse modo, ela compartilhou que sua rotina de exercícios é o segredo para se manter saudável e independente.

“Sempre fiz minha academia, teve uma época que fiz yoga, mas agora sigo só com os treinos. Só vou parar quando morrer”, brincou.

A centenária vai à academia com sua filha, Eneida Lopes, pelo menos três vezes por semana. Nos dias chuvosos ou quando sente preguiça, ela recorre a uma bicicleta ergométrica em casa.

“Quando fico com preguiça, eu pego minha bicicleta, mas gosto mesmo é da academia”, disse Dona Lalu.

Rotina de vida e cuidados

Nascida em Alagoas, Eulália Lopes trabalhou como auxiliar de enfermagem antes de se casar e dedicar-se à família. Em 1965, mudou-se para Salvador e, uma década depois, estabeleceu-se em Feira de Santana.

Além da academia, Dona Lalu cuida das plantas, passa tempo com sua cadela Lupi, aprecia uma taça de vinho suave e acompanha programas de TV e novelas. Ela é acompanhada regularmente por médicos e usa apenas dois medicamentos para controle da pressão e do colesterol.

“Meu coração está ótimo, graças a Deus. Só não estou 100% porque meu braço dói, mas o médico disse que é normal da idade”, contou sorridente.

Dessa forma, Dona Lalu inspira muitos, inclusive sua filha Eneida, que a acompanha na academia. Eneida, de 60 anos, vê na mãe um exemplo de dedicação e saúde.

“Não sei se vou aguentar fazer até os 100 anos, porque vai muito da genética. Ela se alimenta bem, não fuma, bebe pouco e é de um outro tempo, de quando as pessoas viviam em um ritmo mais lento”, diz Eneida

Luciano Júnior, coordenador da academia e treinador de Dona Lalu, elogia sua determinação e alegria. “Dona Lalu está sempre com sorriso no rosto, não reclama das atividades, faz todos os exercícios, sempre com muita alegria. Dá menos trabalho que muitos alunos mais novos”, disse o professor.

Portanto, ele ressalta a importância da atividade física para idosos, destacando que exercícios ajudam a manter a independência, evitar quedas e melhorar a saúde geral.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Previsão feita por Nostradamus em 1555 sobre o Papa é um aviso preocupante após profecia de sua morte se tornar realidade

Enquanto católicos ao redor do mundo lamentam a morte do Papa Francisco, que faleceu nesta…

13 horas ago

O que acontece agora que o Papa Francisco morreu? Veja o que acontecerá no Vaticano nos próximos dias

No dia de hoje (21/04), foi anunciado a morte do Papa Francisco, aos 88 anos,…

14 horas ago

Novo filme de romance acaba de estrear na Netflix e já virou o queridinho do público

Se você está procurando um filme leve, com toque de drama e uma crítica atual…

15 horas ago

Como proteger sua casa contra o “bumping”: a técnica silenciosa usada por ladrões

A segurança do lar costuma ser algo que só valorizamos quando acontece um susto. E…

15 horas ago

Alerta urgente da Apple: atualize seu iPhone imediatamente para se proteger de ataques perigosos

A Apple emitiu um alerta importante para milhões de usuários de iPhone em todo o…

15 horas ago

Homem que viu ‘prova’ de que ‘a morte não é o fim’ explica os sete níveis da ‘vida após a morte’

De acordo com várias religiões, o conceito de vida após a morte se refere a…

15 horas ago