O Papa Francisco criticou a aprovação do decreto de lei do parlamento português sobre a morte medicamente assistida, considerando que se promulgou uma lei autorizando a matar.
“Hoje estou muito triste, porque no país onde apareceu Nossa Senhora foi promulgada uma lei para matar. Mais um passo na grande lista dos países que aprovaram a eutanásia”, afirmou o Papa, no Vaticano.
De acordo com a Agência Ecclesia, o Papa Francisco falou de improviso, em espanhol, à margem do discurso que tinha preparado, durante um encontro com centenas de representantes da União Mundial das Organizações Femininas Católicas, no Vaticano.
O Parlamento Português aprovou o texto sobre a morte medicamente assistida, pela quinta vez, depois de versões anteriores do documento terem recebido duas declarações de inconstitucionalidade, por parte do Tribunal Constitucional e dois vetos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O documento deverá chegar ao Palácio de Belém para o Presidente assinar a sua promulgação. Apesar de ser um católico convicto, Marcelo Rebelo de Sousa já disse que irá promulgar a lei e que apesar de poder, não irá recorrer. “Pois se digo que faço isto, é isto que tenho de fazer (…) Eu jurei a Constituição, que obriga o Presidente a promulgar a lei que vetou e que foi confirmada pela Assembleia da República. E eu vou promulgar; é o meu dever constitucional”, disse.
Após sucessivas alterações, a lei acabou prioriza a morte medicamente assistida, em vez da eutanásia – no qual só será admitida a eutanásia por um médico se o doente não o puder fazer sozinho.
A processo da legalização da eutanásia teve em início em Portugal já em 1995, mas foi depois de 2010 que o tema passou a estar mais presente no Parlamento. A primeira aprovação na generalidade de uma proposta relativa à eutanásia aconteceu em 2020, mas o Tribunal Constitucional detectou a inconstitucionalidade de duas das normas ali presentes.
Imagem de Capa: Reprodução Agência Ecclesia
Na Igreja Católica, o sigilo da confissão é um dos pilares mais rígidos e também…
Nas redes sociais, o caldo de ossos, vem conquistando aqueles que buscam melhorar sua saúde…
Muitas pessoas acreditam que quando um cão perde o movimento das patas, sua vida acabou.…
Muitos relacionamentos não acabam por conta de uma traição ou brigas. Na maioria das vezes,…
Por que alguns casamentos resistem ao tempo, enquanto outros se desgastam rapidamente? Muitos acreditam que…
De tempos em tempos, surge nas redes sociais um enigma matemático capaz de colocar a…