Categories: Reflexão

Eu sei que amanhã vai passar, mas hoje está doendo muito…

Nossa primeira reação ao ver uma pessoa querida sofrendo é tentar lhe transmitir esperança, no sentido de confortar a sua dor. Para isso, costumamos encorajá-la a olhar para o futuro, dizendo-lhe que aquilo tudo tem algum propósito e ela ainda haverá de entender, que tudo o que nos acontece é útil e necessário, entre outras palavras de conforto.

Muitas vezes, porém, não queremos ouvir ninguém nos dizendo que aquilo vai passar, que amanhã será um novo dia, que temos de ser persistentes, pois sairemos mais fortes daquilo tudo. Queremos apenas que alguém entenda a nossa dor e nos deixe sentir todo o amargor daquele momento doído, alguém que nos permita ser fracos e inseguros naquele instante, permanecendo ao nosso lado, se possível com um silêncio que acolha e transmita compreensão.

“(…) no momento em que estivermos imersos na escuridão inconsolável, sentindo-nos a pior das pessoas (…)”

Todos sabemos que os tombos nos fortalecem e trazem aprendizados importantes ao nosso amadurecimento pessoal. Também sabemos que o tempo ameniza o sofrimento e traz novas esperanças, novos motivos para continuarmos sonhando nossos ideais de vida. Porém, no momento em que estivermos imersos na escuridão inconsolável, sentindo-nos a pior das pessoas, muito pouco nos adiantarão quaisquer palavras que tratem do futuro, porque o hoje estará nos aniquilando.

Isso não quer dizer que não precisaremos de gente ao nosso lado nos dando forças durante nossas misérias emocionais; isso quer dizer que precisaremos de alguém que, antes de tudo, demonstre entender o que estamos sentindo e nos permita passar por aquilo, até que o fundo do poço não mais nos caiba. Quem sofre precisa de consolo empático, precisa saber que o outro entende e vai deixá-lo sofrer o que tiver que ser seu até que consiga expulsar aquilo tudo de sua vida.

“Caminhar junto é preciso, mas saber a quem dar as mãos enquanto se constroem os sonhos (…)”

Então, quando as nuvens começarem a se dissipar, quando os raios de sol conseguirem alcançar o rosto de quem padecia na escuridão, aquele que esteve ali ao seu lado fará toda a diferença, ajudando-o a voltar ao caminho de ida, à jornada de busca da felicidade que com certeza ainda estará por vir. Caminhar junto é preciso, mas saber a quem dar as mãos enquanto se constroem os sonhos que sustentarão essa jornada determinará a qualidade de vida e de amor que levaremos em nossos corações.

Por: Prof. Marcel Camargo

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

7 Sinais psicológicos de que um homem nunca vai te trair — segundo a ciência

Traição é o maior medo de muitos relacionamentos — mas será que dá para prever…

15 horas ago

Homens não têm medo de perder mulheres “boazinhas” — eles temem perder mulheres com esses hábitos poderosos

Você já notou que os homens dificilmente valorizam as mulheres que são sempre gentis, disponíveis…

15 horas ago

Pais abandonam filho de 10 anos no aeroporto para não perder voo e funcionária compartilha vídeo indignada: “Completamente surreal”

No final de julho de 2025, um episódio aterrador se desenrolou no Aeroporto Internacional El…

15 horas ago

Influenciadora causa polêmica ao afirmar que mulher com esses tipos de tatuagens ‘não presta’ para se relacionar

A influenciadora Verena Fonseca causou alvoroço nas redes sociais após participar do podcast Fala, Guerreiro,…

17 horas ago

Por que você nunca deveria varrer a casa à noite: O motivo chocante que ninguém te contou

Você tem o hábito de dar “aquela última varridinha” antes de dormir? Cuidado: esse gesto…

17 horas ago