Categories: Sem categoria

Estudo revela personagem de filme com representação assustadoramente mais realista de um psicopata no cinema

Um estudo, pulicado no Journal of Forensic Sciences, conduzido pelos psiquiatras Samuel Leistedt e seu colega Paul Linkowski analisou mais de 400 filmes lançados entre 1915 e 2010 procurando por retratos realistas de psicopatas.

Leistedt, psiquiatra forense que entrevistou e diagnosticou psicopatas de verdade, os descreve como pessoas que não sentem empatia pelos outros. “Eles são de sangue frio”, disse ele. “Eles não sabem o que é uma emoção.”

Para a pesquisa, primeiro foram eliminados personagens claramente irrealistas, como aqueles com poderes mágicos ou que eram invencíveis ou não humanos (como fantasmas). Isso reduziu a amostra para 126 filmes, mostrando 105 psicopatas em potencial do sexo masculino e 21 do sexo feminino.

Isso foi feito para desenvolver ferramentas para ensinar estudantes de psiquiatria e acabaram traçando uma história social de como os psicopatas foram vistos e compreendidos desde o início do século XX.

Psiquiatras e neurocientistas identificaram características comportamentais de psicopatas e partes do cérebro que parecem funcionar de forma diferente do que nas outras pessoas.

As imagens de psicopatas de Hollywood mudaram ao longo do tempo conforme essa compreensão foi mudando e no geral, as representações foram ficando mais realistas, relatam Leistedt e Linkowski.

Em vez de terem uma risada maníaca com tiques faciais, alguns personagens de hoje têm mais profundidade, dando um “vislumbre convincente da complexa psique humana”, eles escrevem.

Desta forma, o estudo apontou Anton Chigurh, interpretado por Javier Bardem em “Onde os Fracos Não Têm Vez” (2007), como a representação assustadoramente mais realista de um psicopata no cinema. O personagem é descrito como “invulnerável e resistente a qualquer forma de emoção ou humanidade”.

O filme, dirigido pelos irmãos Coen, rendeu a Bardem o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2008. A atuação de Bardem como Chigurh é frequentemente destacada por sua implacabilidade e ausência de emoções, características associadas à psicopatia.

“Ele faz seu trabalho e consegue dormir sem problemas. Na minha prática, conheci algumas pessoas assim”, diz Leistedt. Em particular, Chigurh o lembra de dois assassinos profissionais da vida real que ele entrevistou. “Eles eram assim: frios, inteligentes, sem culpa, sem ansiedade, sem depressão.”

O estudo também observou que muitos personagens populares do cinema, como Hannibal Lecter e Patrick Bateman, são mais caricaturados e menos realistas em sua representação de psicopatas.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Mulher que ficou 17 minutos sem vida durante treino conta o que viu antes de ser ressuscitada

A maior dúvida da humanidade é sobre o que acontece quando estamos entre a vida…

9 horas ago

Por que juízes e advogados usam perucas em alguns tribunais?

Você provavelmente já viu na televisão ou até mesmo na internet, juízes ou advogados usando…

9 horas ago

4 signos do zodíaco com uma intuição afiada como uma lâmina

A intuição, também chamada de “sexto sentido” ou “voz interior”, é uma habilidade poderosa que…

9 horas ago

Ex-concorrente do Miss Universo morre aos 30 anos após alce quebrar para-brisa do seu carro

A modelo e ex-rainha da beleza Kseniya Alexandrova morreu semanas depois que sofreu graves lesões…

9 horas ago

Pelo ‘formato das suas pernas’ é possível saber como você é na intimidade

Quando se trata de descobrir aspectos da nossa personalidade, podemos recorrer a testes disponíveis na…

10 horas ago

Vídeo chocante mostra o momento em que casal é atingido por carro enquanto comiam em restaurante

Um casal de Youtubers foi surpreendido ao ser atingido por um carro SUV enquanto comia…

11 horas ago