Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de repórter aos 11 anos, denunciando problemas no bairro Avelino Alves Palma, em Ribeirão Preto (SP).
O talento precoce a levou a conhecer a jornalista Glória Maria, que se tornou sua inspiração para a carreira. Em 2024, Mirella deu mais um passo em direção ao sonho de se tornar jornalista ao tirar 960 na redação do Enem.
Em 2017, Mirella começou a sua jornada no jornalismo com uma brincadeira, no entanto, era evidente a sua paixão pela profissão. Nas redes sociais, viralizou um vídeo de suas “reportagens” que tinha como intuito denunciar situações de sua comunidade.
O sucesso chamou a atenção de Glória Maria, que viajou até Ribeirão Preto para surpreendê-la com uma visita.
Desde então, a jovem seguiu determinada a transformar sua paixão em carreira. Agora, com a nota alcançada no Enem, Mirella planeja iniciar a graduação em jornalismo em Ribeirão Preto, cidade onde vive com sua família.
Para atingir a nota de destaque, Mirella dedicou-se intensamente aos estudos. Graças a uma bolsa integral, frequentou uma escola particular e criou uma rotina de estudos que equilibrava leitura, resolução de provas antigas e momentos de descanso com a família.
“Eu me esforcei um pouco todos os dias, sem tentar fazer tudo de uma vez. Isso me ajudou a manter a calma e o foco”, compartilha Mirella.
Dessa forma, ela destaca que sua boa nota no Enem vem de muito esforço, consistência e autoconhecimento. “Não é a quantidade de estudo que importa, mas a qualidade”, afirma.
Em 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, uma temática que ressoa com os interesses pessoais de Mirella.
A jovem, que mantém projetos nas redes sociais voltados à valorização da cultura negra, sentiu-se confiante para abordar o tema, porém, não escapou do nervosismo comum ao momento da prova.
Para construir seu texto, Mirella utilizou referências como “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, e Bell Hooks, escritora americana que aborda educação antirracista.
Portanto, como forma de ajudar os outros estudantes, Mirella compartilha três dicas essenciais para quem busca o sucesso no Enem.
“Cada pessoa tem seu ritmo. Alguns dias serão mais produtivos que outros, e isso é normal. O importante é não desistir”, enfatiza.
Agora, prestes a ingressar na universidade, Mirella está animada para aprender mais sobre a teoria e prática do jornalismo. Apesar do frio na barriga, ela acredita que essa é apenas mais uma etapa em sua trajetória.
Com sua história inspiradora, a jovem mostra que dedicação, persistência e paixão são ingredientes essenciais para transformar sonhos em realidade. Para futuros vestibulandos, Mirella deixa uma mensagem: “A educação transforma vidas. Nunca subestime o poder do conhecimento”.
Imagem de Capa: Reprodução/Mirella Archangelo
Um especialista em consumo detalhou uma mensagem oculta no logotipo da Coca-Cola que muitas pessoas…
Quando a inteligência artificial (IA) entra no debate sobre qualidade de vida nas cidades brasileiras,…
Você já tomou banho, usou desodorante, perfume e, ainda assim, sentiu que não estava tão…
Recentemente, nas redes sociais, um professor com quase 30 anos de experiência na educação fez…
Todo mundo já contou uma mentirinha em algum momento da vida, mas alguns signos do…
Recentemente, durante o programa Altas Horas, Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, surpreendeu o…