Recentemente, a Justiça do Trabalho condenou uma uma empresa de supermercados a reintegrar uma funcionária que foi dispensada durante o seu tratamento contra o câncer de mama. A mulher havia sido demitida após um mês depois de retornar ao trabalho, após receber alta previdenciária.
Além disso, a empresa recebeu a ordem de pagar uma indenização por danos extrapatrimoniais no valor de R$ 29,1 mil. Além disso, terá que reembolsar os valores gastos com os exames médicos no total de R$ 1,1 mil. A empresa deverá indenizar a funcionária pelos salários vencidos e a vencer desde o término do aviso prévio até a sua reintegração efetiva.
O juiz Régis Franco e Silva de Carvalho, da Vara do Trabalho de Embu das Artes (SP), considerou o desligamento da funcionária não apenas “irregular do ponto de vista trabalhista”, mas também “cruel e desumano”.
A funcionária era colaboradora do supermercado desde 2012 e relatou ter passado por sessões de quimioterapia em 2021, após a remoção da mama esquerda tendo se afastado do trabalho por aproximadamente seis meses, recebendo auxílio-doença até 1/8/2022.
Contudo, ela foi dispensada em 6/9/2022, mesmo havendo a necessidade pendente de realização da radioterapia, que havia sido solicitada ao plano de saúde.
O supermercado argumentou que a dispensa era legítima, uma vez que a funcionária não possuía estabilidade no emprego. A empresa também alegou o fechamento da unidade em que a funcionária estava.
Na sua decisão, o juiz contestou a alegação de fechamento da unidade, destacando que a empresa possui outras unidades na região metropolitana. Ele ressaltou que a empresa deveria ter oferecido alguma alternativa à funcionária, mas optou por não fazer nada.
Imagem de Capa: Canva
Existe uma ideia muito difundida de que apenas as mulheres passam por ciclos hormonais e…
Uma mulher decidiu exibir com orgulho seu novo visual após o seu divórcio, deixando muitas…
Quando um relacionamento acaba, nem tudo some. Algumas memórias permanecem. Certos gestos, sensações e qualidades…
Esse assunto tem sido discutido há muito tempo, com muitas pessoas usando as redes sociais…
Você já parou para pensar onde as bebidas alcoólicas ficam guardadas na sua casa? Muitos…
Você já parou para pensar que, em questão de segundos, sua mente pode revelar muito…