Recentemente, a Justiça do Trabalho condenou uma uma empresa de supermercados a reintegrar uma funcionária que foi dispensada durante o seu tratamento contra o câncer de mama. A mulher havia sido demitida após um mês depois de retornar ao trabalho, após receber alta previdenciária.
Além disso, a empresa recebeu a ordem de pagar uma indenização por danos extrapatrimoniais no valor de R$ 29,1 mil. Além disso, terá que reembolsar os valores gastos com os exames médicos no total de R$ 1,1 mil. A empresa deverá indenizar a funcionária pelos salários vencidos e a vencer desde o término do aviso prévio até a sua reintegração efetiva.
O juiz Régis Franco e Silva de Carvalho, da Vara do Trabalho de Embu das Artes (SP), considerou o desligamento da funcionária não apenas “irregular do ponto de vista trabalhista”, mas também “cruel e desumano”.
A funcionária era colaboradora do supermercado desde 2012 e relatou ter passado por sessões de quimioterapia em 2021, após a remoção da mama esquerda tendo se afastado do trabalho por aproximadamente seis meses, recebendo auxílio-doença até 1/8/2022.
Contudo, ela foi dispensada em 6/9/2022, mesmo havendo a necessidade pendente de realização da radioterapia, que havia sido solicitada ao plano de saúde.
O supermercado argumentou que a dispensa era legítima, uma vez que a funcionária não possuía estabilidade no emprego. A empresa também alegou o fechamento da unidade em que a funcionária estava.
Na sua decisão, o juiz contestou a alegação de fechamento da unidade, destacando que a empresa possui outras unidades na região metropolitana. Ele ressaltou que a empresa deveria ter oferecido alguma alternativa à funcionária, mas optou por não fazer nada.
Imagem de Capa: Canva
Um especialista em consumo detalhou uma mensagem oculta no logotipo da Coca-Cola que muitas pessoas…
Quando a inteligência artificial (IA) entra no debate sobre qualidade de vida nas cidades brasileiras,…
Você já tomou banho, usou desodorante, perfume e, ainda assim, sentiu que não estava tão…
Recentemente, nas redes sociais, um professor com quase 30 anos de experiência na educação fez…
Todo mundo já contou uma mentirinha em algum momento da vida, mas alguns signos do…
Recentemente, durante o programa Altas Horas, Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, surpreendeu o…