Relacionamento

É normal um casal “namorar” apenas uma vez por mês? O que dizem especialistas, dados e tendências

Com rotinas cada vez mais corridas, excesso de trabalho, cansaço, estresse e pouco tempo livre, muitos casais afirmam que namorar apenas uma vez por mês é normal — e que “está tudo bem”.

Mas será que está mesmo? Para psicólogos e terapeutas de casais, essa frequência pode indicar um problema silencioso, que tende a se agravar com o passar do tempo se não houver atenção e mudança de comportamento.

A rotina moderna está afastando os casais?

Pesquisas internacionais sobre relacionamentos mostram que uma parte significativa dos casais tem dificuldade em ter “tempo para namorar”. No entanto, especialistas são unânimes ao afirmar: relacionamento saudável exige momentos de intimidade.

Segundo terapeutas conjugais, quando o casal passa a ter pouco ou raro tempo para a sexualidade, a relação deixa de ser prioridade e passa a funcionar quase como uma sociedade logística — dividem contas, tarefas e responsabilidades, mas perdem o vínculo emocional e afetivo.

“Dizer que está tudo bem nem sempre significa que está”

Segundo especialistas, muitos normalizam o afastamento como forma de evitar conflitos. É comum ouvir: ‘está tudo bem assim’. Mas, na prática, isso muitas vezes significa resignação, não satisfação. Quando o casal namora apenas uma vez por mês, o risco de esfriamento emocional é muito alto.

Além disso, a tendência é piorar, especialmente quando não há diálogo claro sobre necessidades afetivas, desejo, intimidade e conexão.

Frequência importa — e mais do que se imagina

Embora não exista um número mágico, estudos em psicologia relacional indicam que casais que mantêm momentos frequentes de intimidade apresentam:

• Maior satisfação emocional

• Melhor comunicação

• Menor risco de separação

• Mais intimidade física gera melhor intimidade emocional

Pesquisas mostram que casais que reservam tempo regular para namorar — têm até 20% menos chances de ruptura do que aqueles que raramente se dedicam a esses momentos.

Namorar apenas uma vez por mês pode ser suficiente em fases muito específicas da vida, como longas distâncias temporárias ou situações excepcionais. Fora isso, costuma ser um sinal de alerta.

Com o tempo, o casal pode até continuar junto, mas sem conexão íntima, a tendência é aumentar frustrações, conflitos e até chegar a ocorrer traições emocionais ou físicas.

Desta forma, ter intimidade apenas uma vez por mês não deve ser visto como o ideal, mesmo que muitos casais afirmem estar satisfeitos. Segundo especialistas, quando essa frequência se prolonga, a tendência é o afastamento emocional aumentar.

Relacionamentos saudáveis precisam de presença, cuidado e intenção contínua — e isso dificilmente acontece apenas uma vez a cada 30 dias.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Especialista alerta: NUNCA coma estas 3 frutas à noite pois podem atrapalhar seu sono

Muita gente acredita que comer frutas antes de dormir é sempre uma escolha saudável. Afinal,…

1 dia ago

Quando a cabeça coça, o corpo pode estar mandando um sinal de alerta…

Sentir coceira na cabeça de vez em quando é algo normal. No entanto, quando o…

1 dia ago

Ela descobriu a traição e transformou a vida do marido em um pesadelo: a série da Netflix que está dando o que falar

Quando alguém diz que uma mulher traída pode ser mais perigosa do que qualquer ameaça…

1 dia ago

Grazi Massafera faz revelação surpreendente sobre sua vida íntima e deixa fãs completamente chocados

Grazi Massafera sempre volta a ser assunto nas redes sociais, e recentemente, chamou a atenção…

1 dia ago

Como recuperar roupas pretas desbotadas: truque caseiro com apenas 2 ingredientes faz isso

As roupas escuras costumam ser peças indispensáveis no guarda-roupa. Elegantes, versáteis e fáceis de combinar,…

2 dias ago

O seu jeito de escrever a letra M revela quem realmente VOCÊ É

Você já parou para observar como escreve a letra M? Embora pareça apenas um detalhe…

2 dias ago