Uma mãe arrasada alertou outros pais para que proíbam parentes e amigos de beijarem seus bebês, depois que seu filho de 2 anos contraiu um vírus que acabou lhe custando o olho esquerdo.
Juwan perdeu a visão do olho esquerdo após ser infectado pelo vírus do herpes simples (HSV), possivelmente transmitido por um beijo de um conhecido que estava com herpes labial. Entretanto, o vírus do herpes foi para seu globo ocular.
A infecção, que começou há sete meses, gerou uma ferida aberta no olho da criança, evoluindo para um quadro muito grave. O menino também perdeu toda a sensibilidade no olho, onde literalmente colocava o dedo no olho, coçando o globo ocular, sem nem piscar.
Mesmo com os tratamentos médicos e consultas com diversos especialistas, a infecção progrediu, resultando em uma úlcera de 4 milímetros na córnea – a camada externa transparente na parte frontal do olho -, e na perda completa da visão do olho esquerdo.
Para tentar salvar o olho da criança, os médicos fizeram um enxerto com membrana amniótica e Juwan teve as pálpebras temporariamente suturadas para proteger a córnea.
Uma outra cirurgia está programada para abril, visando transferir nervos da perna para o olho afetado, com a esperança de viabilizar um futuro transplante de córnea e, possivelmente, restaurar parte da visão da criança.
Ao descobrir o que causou a infecção, a família de Juwan está se manifestando para ajudar outras pessoas a evitar o mesmo destino enquanto se preparam para uma operação complexa, que não tem garantia nenhuma de que ele recupere a visão.
Depois de testes e exames finalmente foi revelado que a criança havia desenvolvido uma herpes labial, causada pelo vírus herpes simplex, no olho. Como seus pais testaram negativo para o vírus, os médicos acreditam que alguém com herpes labial transmitiu o vírus para a criança através de um beijo.
A mãe de Juwan, Michelle Saaiman, disse em um post no Facebook: “O vírus do herpes provavelmente só poderia ter sido transmitido por alguém que tinha uma bolha ativa, beijando nosso bebê no olho ou perto dele, ou na mão dele — com a qual ele mais tarde tocou o olho.”
Ela também pediu aos pais que tomassem medidas para evitar que seus filhos sofressem uma provação semelhante. “Acho necessário fazer as pessoas entenderem por que não se deve beijar o bebê de alguém”, disse ela.
“Isso é algo que eu li mil vezes, mas nunca nos importamos muito com isso — quero dizer, qual é a pior coisa que pode acontecer, certo? Errado. Eu estava tão errada. A moral da história é não deixar ninguém beijar seu bebê. Um vírus tão bobo causou tanto trauma e dano, não vale a pena.”, acrescentou Michelle.
Imagem de Capa: Michelle Saaiman
Um especialista em consumo detalhou uma mensagem oculta no logotipo da Coca-Cola que muitas pessoas…
Quando a inteligência artificial (IA) entra no debate sobre qualidade de vida nas cidades brasileiras,…
Você já tomou banho, usou desodorante, perfume e, ainda assim, sentiu que não estava tão…
Recentemente, nas redes sociais, um professor com quase 30 anos de experiência na educação fez…
Todo mundo já contou uma mentirinha em algum momento da vida, mas alguns signos do…
Recentemente, durante o programa Altas Horas, Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, surpreendeu o…