Interessante

Congresso Brasileiro volta a proibir ‘saidinha’ de presos após derrubar vetos de Lula

Nesta última terça-feira (28), o Congresso Nacional derrubou os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proposta que restringe as saídas temporárias de presos, conhecidas popularmente como “saidinhas”.

Dessa forma, afetando os direitos dos detentos de deixarem os presídios em feriados e datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal.

Ao vetar certos trechos da proposta, Lula buscava manter uma lista mais ampla de possibilidades para as saídas temporárias, incluindo visitas familiares e atividades de reinserção social.

Contudo, com a decisão do Legislativo, essa lista torna-se mais restrita. Portanto, a nova lei apenas permite as saidinhas apenas para fins educacionais, como cursar o ensino médio, superior, supletivo ou cursos profissionalizantes.

Dessa maneira, os detentos têm direito a solicitar até cinco saídas de sete dias por ano, ou de acordo com a duração do curso.

A proposta inicial, que visava restringir ainda mais as saidinhas, foi de autoria do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). Em abril, Lula havia vetado a proposta, argumentando que o direito à visita familiar era crucial para manter os laços afetivos e facilitar a reintegração social dos presos.

No entanto, o Congresso decidiu reverter essa decisão, argumentando que a restrição é necessária para a segurança pública.

Na Câmara, 314 deputados votaram pela derrubada dos vetos, enquanto 126 foram a favor de mantê-los. No Senado, 52 senadores votaram pela derrubada, e 11 pela manutenção dos vetos.

Posições divergentes

A saída dos presos é um tema bastante sensível e que gera vários debates. Dessa maneira, a oposição ao governo Lula, afirma que as saidinhas são usadas por alguns detentos para fugir ou cometer novos crimes.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) destacou o caso do policial militar Roger Dias, assassinado por um preso beneficiado pela saidinha, como um exemplo das consequências negativas desse benefício. O senador Sérgio Moro (União-PR) também se posicionou a favor da restrição, argumentando que o fim das saidinhas não estimularia rebeliões nos presídios.

Por outro lado, defensores da manutenção das saidinhas, como o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), argumentam que essas saídas são essenciais para a ressocialização dos presos.

Portanto, Alencar ressaltou a necessidade de uma reformulação profunda das políticas públicas penitenciárias, criticando o sistema atual como “medieval” e “violento”. Dessa forma, ele destacou que a população carcerária brasileira é composta por 834 mil detentos, com uma parcela significativa em regimes semiaberto e provisório.

Dados levantados pelo portal g1 mostram que, na saída temporária de Natal de 2023, pouco mais de 52 mil presos foram beneficiados. No entanto, 95% retornaram no período estipulado, enquanto 5% não o fizeram.

Esses números frequentemente servem de base para argumentos tanto a favor quanto contra as saidinhas, dependendo da interpretação dos dados.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Por que algumas pessoas sempre respondem no “modo defesa” mesmo quando ninguém está atacando; a psicologia explica

Você já percebeu que, às vezes, mesmo diante de uma pergunta simples, sua resposta sai…

12 horas ago

Alimento anti-inflamatório NATURAL número 1 que pode transformar sua energia e saúde

Você sente cansaço constante, falta de foco ou pouca disposição para as tarefas do dia…

12 horas ago

Homens se apaixonam mais rápido que mulheres, segundo estudo global

Desde sempre ouvimos o quanto as mulheres são emotivas e românticas. Contudo, um novo estudo…

12 horas ago

Homem de 76 anos morre tragicamente ao ser enganado por chatbot de IA que ele acreditou ser uma pessoa real

Um aposentado de 76 anos, dos EUA, com deficiência cognitiva morreu após tentar se encontrar…

12 horas ago

“Chupetas para adultos”: tendência inusitada promete reduzir ansiedade e estresse – mas especialistas fazem alerta

Nos últimos meses, uma moda totalmente incomum ganhou força entre adultos: o uso de chupetas…

13 horas ago

Ex-funcionários de Hytalo Santos chocam ao revelar como eram os “bastidores” de mansão com os menores longe das câmeras

Depois que o influenciador digital Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos…

14 horas ago