Relacionamento

Como lidar com os ciúmes

Ao longo da nossa vida todos lidamos com ciúmes, tanto por parte dos outros, como dentro de nós. Uma quantidade pequena de ciúmes não tende a afetar-nos negativamente, mas por vezes deixamos os ciúmes tomar conta da nossa vida, e estes podem destruir as nossas relações amorosas, de trabalho ou até familiares. Neste artigo mostramos-lhe algumas técnicas para controlar os seus sentimentos de ciúmes e dessa forma melhorar a sua vida.

Afinal o que são os ciúmes e porque os sentimos?

Os ciúmes são uma expressão negativa do amor e do desejo, que no seu âmago advêm de um medo colossal da perda. Este medo de perder, sejam as posses ou uma pessoa amada, leva a uma preocupação intensa, e esta preocupação torna-nos possessivos e faz-nos a agir de maneiras que nem sempre são saudáveis para nós e para quem nos rodeia.

Como podemos lidar com estas emoções?

1. Ganhar consciência e aceitar

Para conseguir contornar os seus ciúmes, o primeiro passo é obviamente ganhar consciência de que os tem. Ao perceber que está a sentir ciúmes e que estes estão a afetar negativamente a sua vida e a vida das pessoas que ama, pode então passar para o momento de cura em que tenta controlar estas emoções e não permitir que elas o controlem a si.

2. Combater mentalmente estes sentimentos e controlar os ciúmes

O nosso cérebro está construído para sentir emoções de forma inconsciente, ou seja, os seus ciúmes não partem de uma facção consciente do seu cérebro, mas sim da parte sobre a qual não tem controlo. No entanto, o facto de que somos animais racionais permite-nos lutar contra este subconsciente e “treinar” o cérebro para que este modifique o seu comportamento.

Quando sentir ciúmes, combata os pensamentos alarmistas e de preocupação que lhe vêm à cabeça. Só porque estes pensamentos aparecem, não significa que tem de lhes obedecer e tornar-se ciumento. Não precisa de verbalizar estes sentimentos de forma agressiva (ou passivo-agressiva). Não precisa de tentar controlar a pessoa que ama para acalmar este sentimento dentro de si. A única coisa de que precisa é usar a força da razão contra si próprio de maneira a calar este medo e o obrigar a tornar-se cada vez mais pequeno. Então como pode fazer isso?

1. Tente refletir sobre a emoção e perceba de onde vem este medo especificamente. Tem medo de ser traído? Tem medo que o seu parceiro encontre alguém melhor? Tem medo que o seu chefe goste mais de um colega? Tem medo de perder o trabalho? De onde vêm, afinal, estes ciúmes?

2. Ao perceber a questão que o assombra, responda-lhe com argumentos racionais. Formule mesmo a frase dentro de si: “Isso não vai acontecer porque…”. Convença o seu cérebro de que o medo, é só medo, não é a realidade. Se o seu parceiro não fosse feliz consigo, não estariam juntos. Se o seu chefe não gostasse de si, não o teria contratado.

3. Eliminar a fonte dos ciúmes

Tendo conseguido controlar os ciúmes e enquanto apazigua as reações provocadas pelos mesmos, é agora altura de se focar na razão pela qual sente estas emoções. Os ciúmes advêm muitas vezes de baixa autoestima: temos medo que o nosso parceiro encontre alguém melhor que nós, pois acreditamos que essa pessoa existe. Mas a verdade é que devíamos ter autoconfiança suficiente para este pensamento não nos afetar. Tente reconstruir a confiança em si próprio através de meditações ou exercícios para subir a autoestima. Vá à fonte destes ciúmes e cure-a. Isto ajudará a sua vida a vários níveis e melhorará as vidas daqueles à sua volta.

Por: Lado Violeta

Imagem de capa: Mihai Stefan Photography no Pexels

Cristina Gomes - Lado Violeta

Recent Posts

Este filme foi tão “perturbador” que muitos nunca quiseram assistir de novo — e quase fez o ator desistir do papel

Alguns filmes não chocam apenas pela violência ou pela tensão. Eles perturbam porque mexem com…

3 dias ago

Adeus ao microondas tradicional? Este eletrodoméstico “revolucionário” irá dominar as cozinhas a partir de 2026

Se você ainda usa um microondas tradicional apenas para esquentar comida e descongelar o frango…

3 dias ago

Você notou que seu corpo às vezes “esquece” de engolir saliva de uns tempos pra cá e engasga do nada? Entenda por que isso acontece

Você já percebeu que, de uns tempos pra cá, seu corpo “esquece” como engolir saliva…

3 dias ago

O impacto psicológico do acúmulo de roupas não usadas: como o seu armário afeta sua mente e sua energia

Já teve a sensação de abrir seu guarda-roupa, mesmo estando cheio de roupas, não ter…

3 dias ago

Homens revelam o que as amantes realmente têm que as esposas não têm (e a verdade pode surpreender você)

Quando o tema é infidelidade, quase sempre surgem julgamentos, culpas e justificativas superficiais. Porém, em…

3 dias ago

Brasileiros com mais de 60 anos agora tem direito a conta de luz 100% gratuita com nova lei; entenda como funciona

Recentemente, uma mudança importante na legislação brasileira passou a garantir que pessoas com mais de…

3 dias ago