Um estudo conduzido por pesquisadores da Shantou University Medical College revelaram que a frequência de momentos íntimos pode influenciar diretamente sua saúde emocional.
Portanto, ao manter o contato físico com o(a) parceiro(a) ao menos uma vez por semana pode reduzir significativamente os sintomas de tristeza profunda e desânimo.
Analisando os hábitos de mais de 14 mil adultos entre 20 e 59 anos, os cientistas perceberam que aqueles que mantinham um ritmo mais constante de intimidade — especialmente uma vez por semana — apresentavam menor risco de desenvolver sintomas ligados à baixa saúde emocional.
Entre os mais jovens, de 20 a 30 anos, esse efeito protetor foi ainda mais evidente.
Isso ocorre pois há a liberação de substâncias ligadas ao bem-estar, como endorfinas, dopamina e serotonina. Esses compostos químicos, que aumentam durante momentos de conexão íntima, contribuem para aliviar o estresse, melhorar o humor e fortalecer laços afetivos.
Além disso, a presença física e o toque contribuem para a sensação de segurança e acolhimento, fatores importantes para a estabilidade emocional.
O estudo indicou que a constância é mais importante do que a quantidade. Não é necessário exagero: quem mantinha essa conexão uma ou duas vezes por semana já colhia os maiores benefícios emocionais. A partir dessa frequência, os efeitos positivos se estabilizavam.
Cada pessoa tem um ritmo, um estilo de vida e formas diferentes de demonstrar afeto. A pesquisa aponta uma média que se mostrou benéfica, porém, isso não significa uma obrigação. O mais importante é que a intimidade seja vivida com respeito, leveza e afeto.
E vale lembrar: embora esses momentos possam contribuir para o bem-estar, eles não substituem cuidados médicos ou acompanhamento psicológico, especialmente em casos de transtornos como ansiedade ou depressão.
Imagem de Capa: Canva
Muitos produtos de limpeza doméstica parecem inofensivos, mas escondem riscos sérios para a saúde quando…
Na astrologia, além de termos possíveis previsões sobre as nossas vidas, conseguimos identificar traços marcantes…
Já aconteceu de você sair de casa no horário certo, mas mesmo assim algo dar…
Recentemente, nas redes sociais, o fenômeno “Gen Z Stare” vem sendo alvo de debate entre…
O episódio da câmera do beijo em um show do Coldplay, realizado em 16 de…
Nas últimas semanas, o estado de São Paulo registrou uma onda de casos de intoxicação…