Curiosamente, a cor dos nossos olhos vai além do que aparenta. É claro que muitos fatores influenciam nossas vidas, no entanto, um estudo publicado na revista Human Genetics revela que descobriram que uma mutação genética ocorrida há milhares de anos resultou nos humanos de olhos azuis que vemos hoje.
Desta forma, pesquisadores da Universidade de Copenhague revelam qual é exatamente o gene que determina os olhos azuis. A equipe descobriu que uma mutação genética ocorreu entre 6.000 e 10.000 anos atrás na Europa moderna, que significa que todos os humanos de olhos azuis hoje têm esse ancestral genético comum.
“Originalmente, todos nós tínhamos olhos castanhos”, disse o professor Hans Eiberg, do Departamento de Medicina Celular e Molecular. “Mas uma mutação genética que afeta o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de um “interruptor”, que literalmente “desligou” a capacidade de produzir olhos castanhos.”
O gene OCA2 codifica a proteína P, que ajuda a produzir melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo, à pele e aos olhos. Mas, os pesquisadores descobriram que a “troca” ocorre em um gene adjacente ao OCA2; no entanto, isso não desliga completamente o gene. Em vez disso, diminui a produção de melanina na íris, o que resulta em olhos azuis em vez de castanhos.
A equipe acrescentou que, se o gene OCA2 tivesse sido erradicado, os seres humanos não teriam pigmento no cabelo, nos olhos e na pele. Essa condição é conhecida como albinismo, que afeta cerca de 1 em cada 18.000 a 20.000 pessoas nos EUA. Globalmente, especialistas em genética acreditam que o albinismo ocorre em quase 1 em cada 3.000 pessoas.
Os níveis de melanina na íris causam variação entre olhos castanhos e verdes, mas humanos com olhos azuis apresentam apenas uma ligeira variação na melanina da íris.
“A partir disso, podemos concluir que todos os indivíduos de olhos azuis estão ligados ao mesmo ancestral”, diz o Professor Eiberg. “Todos eles herdaram a mesma chave, exatamente no mesmo ponto do DNA.” Por outro lado, indivíduos de olhos castanhos apresentam variações individuais significativas nas partes do DNA que controlam a produção de melanina.
Essa mutação genética que causa olhos azuis não é benéfica nem prejudicial à sobrevivência humana. É simplesmente uma entre muitas mutações, como a cor do cabelo, sardas ou pintas, que contribuem para a incrível diversidade humana.
Como diz o Professor Eiberg, “isso simplesmente mostra que a natureza está constantemente embaralhando o genoma humano, criando um coquetel genético de cromossomos humanos e experimentando diferentes mudanças enquanto faz isso”.
Imagem de Capa: Canva
A maioria das pessoas escolhem almoçar em um restaurantes self-service, pela liberdade de escolher o…
A Netflix acaba de lançar mais um documentário impactante em seu catálogo: “De Rockstar a…
No universo do Feng Shui, nenhuma escolha é aleatória - nem mesmo o lado da…
A mãe de um jovem que morreu menos de um ano após ser diagnosticado com…
O furacão Melissa intensificou-se rapidamente durante o fim-de-semana e já está classificado como Categoria 5,…
Às vezes, a frustração fala mais alto — e tudo o que você quer é…