Interessante

Cientistas afirmam que comer ‘apenas 1 cachorro-quente’ pode encurtar sua vida; Entenda o motivo

Consumir um cachorro-quente pode ser mais prejudicial do que você imagina. De acordo com um estudo feito por cientistas da Universidade de Michigan, o consumo de alimentos ultraprocessados, como o cachorro-quente, pode reduzir significativamente sua expectativa de vida.

Ao redor do mundo, milhares de pessoas consomem alimentos ultraprocessados diariamente. No entanto, eles são conhecidos por seus efeitos negativos à saúde.

Eles contêm altos níveis de conservantes, gorduras saturadas e açúcares, e são associados a condições graves como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Segundo a pesquisa, apenas um cachorro-quente pode reduzir sua expectativa de vida em 36 minutos. Portanto, alimentos como carnes curadas, pizzas industrializadas e refrigerantes também figuram na lista de vilões, com impactos que variam de 12 a 24 minutos de vida perdidos por porção.

Contudo, nem tudo está perdido. Existem diversas substituições inteligentes na dieta que podem não apenas neutralizar esses efeitos, mas até prolongar sua vida.

Por exemplo, consumir alimentos ricos em nutrientes, como frutas frescas, vegetais e certos tipos de peixe, pode adicionar preciosos minutos à sua expectativa de vida.

Portanto, o estudo revela que opções simples, como um sanduíche de pasta de amendoim e geleia, podem ser benéficas. Desse modo, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

Peixes, em especial, podem proporcionar um ganho de até 28 minutos por porção consumida.

A urgência de mudar hábitos alimentares

De acordo com o Dr. Olivier Jolie, o líder do estudo, é essencial as mudanças alimentares para melhorar a saúde e preservar o meio ambiente.

“Nossas descobertas demonstram que pequenas substituições direcionadas oferecem uma estratégia viável e poderosa para alcançar benefícios significativos à saúde e ao meio ambiente sem exigir mudanças drásticas na dieta”, ele enfatizou.

Nos Estados Unidos, cerca de 75% dos alimentos consumidos são ultraprocessados, um número alarmante que levanta preocupações globais. Esses produtos foram associados a mais de 30 condições de saúde, incluindo o aumento nos casos de câncer de cólon em jovens, um problema relacionado ao consumo excessivo desses alimentos.

Seja para evitar perdas de minutos preciosos ou para melhorar a saúde geral, adotar hábitos alimentares saudáveis é um investimento no bem-estar. Afinal, cada escolha no prato pode fazer diferença nos anos que temos pela frente.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Fenômeno “Friendship recession”: por que está cada vez mais difícil ter amigos de verdade depois de adulto?

Você tem muitos contatos nas redes sociais, mas sente que tem cada vez menos pessoas…

14 horas ago

Filmaço da Netflix com Sandra Bullock e Viola Davis vai te prender até o último minuto

Há filmes que simplesmente terminam quando os créditos sobem. Outros continuam na cabeça do espectador…

14 horas ago

ILUSÃO DE ÓTICA: O que você vê primeiro revela se você é “mais agressivo” ou “mais empático e sensível”

Você olha para uma imagem por alguns segundos e, quase instantaneamente, uma figura parece saltar…

15 horas ago

3 signos que sentem mais necessidade de ‘se isolar’ e ‘ficar sozinhos’, segundo a astrologia

Algumas pessoas simplesmente precisam de momentos de silêncio para recuperar as energias. Na astrologia, determinados…

15 horas ago

Você faz café cedo e deixa na garrafa térmica por horas? CUIDADO com esse hábito preocupante

Você prepara o café logo cedo, coloca na garrafa térmica e continua tomando a mesma…

2 dias ago

A pergunta de três palavras feita por homens que “acaba com o clima” na cama, segundo mulheres

Na hora da intimidade, uma pergunta aparentemente inocente pode ter um efeito completamente diferente do…

2 dias ago