Nos próximos dias, o Brasil passará por instabilidades em várias regiões, principalmente no Sul, onde há risco de formação de um ciclone até o fim da semana, segundo informações da MetSul Meteorologia.
O fenômeno está sendo monitorado de perto, já que pode provocar chuvas intensas, ventos fortes e tempestades em diversos estados.
De acordo com o meteorologista Estael Sias, da MetSul, o sistema deve se originar no Oceano Pacífico, avançando pela Cordilheira dos Andes antes de alcançar o centro e o nordeste da Argentina.
A previsão indica que o processo de formação deve ocorrer entre quinta (6) e sexta-feira (7), quando áreas de instabilidade ganham força e atingem o oeste do Rio Grande do Sul com chuvas volumosas e trovoadas.
Os acumulados de chuva podem variar entre 50 e 100 milímetros em 24 horas, e em alguns pontos, os valores podem ser ainda mais elevados. Além do Rio Grande do Sul, os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul também devem enfrentar precipitações fortes e rajadas de vento intensas.
No sábado (8), o centro de baixa pressão deve se deslocar em direção ao Oceano Atlântico, mas o território gaúcho ainda pode registrar pancadas de chuva isoladas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para boa parte do país.
O alerta amarelo — que indica perigo potencial — abrange áreas do Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná. Nesses locais, há possibilidade de chuva de até 50 mm por dia, ventos de 60 km/h e queda de granizo.
Já o alerta laranja, de perigo, foi emitido para partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com previsão de chuva de até 100 mm e ventos acima de 100 km/h, o que aumenta o risco de alagamentos e danos estruturais.
As autoridades meteorológicas alertam que a população deve acompanhar os boletins oficiais e evitar áreas de risco durante o período de instabilidade. É importante redobrar a atenção em locais propensos a alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas.
Dica de segurança: mantenha-se informado por fontes oficiais, evite sair de casa durante tempestades e desligue aparelhos eletrônicos da tomada em caso de descargas elétricas.
Imagem de Capa: Canva
Você sabia que a roupa que você veste na academia pode passar uma imagem errada…
Já aconteceu de você estar dormindo profundamente e, de repente, acordou sem motivo aparente… ou…
Por décadas, reduzir o consumo de açúcar significou aceitar perdas no sabor. Adoçantes artificiais sempre…
Tudo começou com um movimento quase imperceptível no dedão do pé. Para qualquer pessoa, pode…
Existe uma ideia perigosa sendo repetida por aí: a de que a “mulher ideal” é…
O mês de fevereiro não chega de mansinho para todos. Para alguns signos do zodíaco,…