Reflexão

Carta do amigo que se ausentou

Oi, amigo querido, queria saber como vai você. Na verdade, quero saber disso há tempos, mas não sabia bem como perguntar e te encarar de frente depois de tanto tempo sem dar as caras. Mas eu tô aqui, inteiro, e quero que você saiba que você é muito, mas  muito importante pra mim. Não esqueço dos nossos momentos juntos, das noites que nunca acabavam, da intimidade natural e das aventuras memoráveis.

Sei que estive ausente por um tempo, mas eu tive os meus motivos. E não foram só as correrias da vida, as contas pra pagar, o ipva atrasado, o trabalho que não paga lá tão bem, as gambiarras que eu tenho que fazer pra viver com dignidade e nem o estudo que é pesado. Eu não estive muito bem nos últimos tempos e não quis te incomodar.

“Não queria te preocupar, mas fica tranquilo porque já passou.”

Sim, eu passei noites em claro, esqueci do meu endereço, fiquei fixado nos meus medos e mal pude me comunicar com você. Como você ia entender que eu não pude aparecer porque meus olhos estavam muito inchados de chorar? Não queria te preocupar, mas fica tranquilo porque já passou.

Agora estou aqui com um pouco mais de confiança e queria te dizer que temos muito pra viver juntos. E quero fazer parte da sua vida, como sempre quis. Quero ir até a sua casa para celebrar a vida e para colocar o papo em dia. Quero sair quando pudermos conciliar os filhos, cansaço e dinheiro. Quero sair pra comer, pra ver filme, pra conversar. Acho que passamos da fase “quebradeira” e  estamos em outra vibe. Queria, também, te dizer a importância que você teve na minha vida por tanto tempo e o quanto sou grato por isso. Você fez a diferença em muitos momentos meus e sei que fui importante também. O tempo e o espaço não mudam isso, você sabe bem.

Quero poder ir contigo até onde quiser, até onde der e poder te apresentar para as pessoas como uma pessoa que realmente fez e faz a diferença pra mim. Que você visite a casa nova em que eu moro e eu visite seu tão amado apê. De noite, podemos fazer brigadeiro de colher e falar as melhores bobagens do mundo. A gente pensa que escolhe amigo, mas a gente encontra amigo no caminho.

A gente já enfrentou até o mal juntos.

Então é isso. Entra, toma um café quente e me conte as suas inseguranças. Eu também tenho as minhas. E vamos compartilhar nossas vidas, acender a luz quando ficar muito escuro e perder essa vergonha que o tempo colocou entre a gente, mas que sumiu rapidamente quando a gente se reencontrou.

Amigo é gente que amamos. Amigo é presente do céu, o doce da vida, quem acompanha nosso movimento de camarote e bate palma pra cada conquista e segura quando a gente leva um tombo. E amigo aprende. Aprende muito com o outro. Então continuemos aprendendo sobre a vida, vamos tirar o silêncio dos nossos dias. Te espero lá em casa de novo. Obrigada pela amizade de anos. Obrigada por fazer parte da minha vida.

Por: Ju Umbelino

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

8 Sinais de que seu marido está profundamente infeliz (e por que ele tem medo de te contar)

Quando um casamento entra em desequilíbrio emocional, os sinais nem sempre aparecem de forma clara.…

2 dias ago

Eu NÃO perderia esta comédia de Natal com Michelle Pfeiffer que acabou de explodir no Prime Video

Com o Natal chegando, muitas pessoas gostam de maratonar filmes natalinos para poder entrar nesse…

2 dias ago

9 Atitudes femininas que fazem um homem te mimar sem você precisar pedir

Quando um homem sente paz ao lado de uma mulher, algo muda no comportamento dele.…

2 dias ago

As 3 grandes transformações que o universo trará para cada signo antes da chegada de 2026

À medida que o ano chega ao fim, o universo começa a mover energias sutis,…

2 dias ago

Jovens que não se conheciam se casam ‘após despertarem de coma no mesmo hospital’

O amor pode surgir nos contextos mais inesperados, mas a história de Zach Zarembinski e…

2 dias ago

Portal 12/12: Encerramento de ciclos difíceis de 2025, limpar bloqueios e abrir espaço para uma nova vida; Veja como aproveitar

O ano de 2025 foi, para muitas pessoas, um período de extrema intensidade. Mesmo quando…

2 dias ago