Reflexão

Barbeiro muda cadeira para a rua para poder cortar cabelo a menino autista em crise

Só quem lida de perto com pessoas autistas sabe o quanto pode ser difícil para estas fazerem algo diferente do que é a sua rotina habitual. Uma simples ida ao supermercado, um jantar fora, ou até ir ao barbeiro cortar o cabelo pode despoletar uma crise.

Foi exactamente o que aconteceu com o pequeno Brycen Juby, um menino autista de 7 anos, que ao chegar à Marky Fresh Barbershop, uma barbearia em Mentor, Ohio, onde iria cortar o seu cabelo, começou a chorar.

Numa entrevista ao TODAY Parents, a mãe de Brycen, Ashley Juby, contou que este foi diagnosticado com autismo aos 2 anos e meio de idade, tendo também sido diagnosticado posteriormente com apraxia da fala, não tendo falado até os 5 anos de idade.

Nos primeiros anos de vida, este sempre cortou o seu cabelo em salões infantis, especializados em cortar o cabelo a crianças. Contudo, aos 3 anos, essa experiência passou a ser demasiado estressante para o pequeno, e por isso os pais decidiram começar a cortar o seu cabelo em casa.

 

Este ano, Brycen iniciou o seu primeiro ano escolar e, por isso, os pais decidiram tentar levá-lo a uma barbearia para cortar o seu cabelo antes da foto de turma.

“Ela queria trazer o filho durante um horário não muito movimentado do dia, para que fosse um pouco mais fácil para ele”, disse Marco Conti, co-proprietário da Marky Fresh Barbershop à TODAY Parents, tendo ficado marcado o seu corte para dia 12 de Outubro. Contudo, quando chegou ao dia e o pequeno chegou à barbearia com o seu pai, começou a chorar por ir cortar o seu cabelo e foi então que Marco lhe perguntou: “E se cortássemos o cabelo lá fora? Você se sentiria mais confortável?”

Brycen respondeu que sim e, por isso, o homem foi buscar um cadeira e coloco-a do lado de fora da sua barbearia, onde acabou por cortar o seu cabelo. Esta abordagem ao ar livre fez uma enorme diferença para a Brycen.

 

O gesto acabou por ser fotografado por um colega de trabalho de Marco, tendo este mais tarde partilhado a foto nas redes sociais, com a legenda:

“Alguém me disse uma vez “com um grande dom, deves fazer grandes coisas”
Vocês provavelmente não sabiam que eu vou a casa das pessoas com necessidades especiais e autismo. Por isso, se passaste pela loja hoje, sim, eu estava do lado de fora com um menino muito gentil que se sentia mais à vontade lá fora. Assim, diante dessa situação, estou aqui para vocês ❤️ mandem-me uma mensagem ??”

Sem dúvida um pequeno gesto que fez toda a diferença. Como o próprio Marco disse à Today Parents, “mesmo o menor ato de bondade pode significar o mundo para alguém.”

APROVEITE PARA VISITAR O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO SÁBIAS PALAVRAS

 

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Jessica Alves é criticada por exibir look ousado e rebate: “Seja tudo que você é”

Nas redes sociais, a apresentadora e influenciadora brasileira Jessica Alves, de 40 anos, virou polêmica…

14 horas ago

Ex-BBB Davi retorna ao RS e promete transparência nas doações após críticas

O vencedor do BBB 24, Davi Brito, anunciou ontem (15) em uma live nas suas…

14 horas ago

Homem desaparecido há quase 30 anos é encontrado vivo no porão de um vizinho – 60 metros de onde a família morava

Um homem que desapareceu há quase três décadas, quando tinha apenas 16 anos, chocou a…

14 horas ago

Lutador da seleção brasileira sofre ataque racista em estação por abraçar ‘mulher branca’

O lutador Gabriel Campolina Santos, membro da seleção brasileira de taekwondo, foi vítima de um…

15 horas ago

LUTO NO ESPORTE: Morre aos 89 anos narrador esportivo Silvio Luiz

O renomado narrador esportivo Silvio Luiz morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 89 anos…

15 horas ago

A primeira coisa que você vê nesta imagem revela falhas ocultas do seu interior

Conhecer a si mesmo é um processo contínuo que pode durar toda a vida. Enquanto…

15 horas ago