Um casal de São Paulo, Brasil, adquiriu quatro cães enquanto estavam em uma união estável mas o relacionamento acabou não dando certo. Depois da separação, a mulher decidiu entrar na Justiça com pedido de pensão alimentícia para ajudar nos custos mensais dos pets.
Além do pedido de pensão mensal no valor de R$ 500 por mês, a ex-mulher pediu ressarcimento de R$ 19 mil reais para o pagamento de despesas que ela teve com os cães.
O ex-marido recorreu da decisão alegando que não havia embasamento legal, e o caso foi para o STJ. Para o relator do caso, o ministro Vilas Boas Cueva, a pensão é legítima, e deve ser paga até o fim da vida dos cães ou até que eles ganhem um novo lar.
Segundo a professora de Direito, Elisa Cruz, “a ideia de dividir as despesas com animais ou até mesmo a ‘guarda de animais domésticos’ ela passa por uma nova interpretação sobre o sentido e que a família não é apenas entendida como a participação de casal e seus filhos mas também passa a ser entendida com todos os outros seres mesmo que seres não humanos que estão ali presente naquele convívio familiar. É o que hoje tem sido chamado de família multiespécie.”, disse em entrevista à Record News.
A família multiespécie é algo muito discutido no judiciário não só no Brasil, mas no mundo. O STJ terá que decidir qual vínculo que constitui a família e quais direitos estão relacionados a esse novo e atual tipo de família.
O conceito de família multiespécie é uma realidade e a discussão sobre o pagamento de pensão alimentícia para pets garantirá mais proteção para os animais domésticos quando ocorre separação entre casais.
Imagem de Capa: Adobe Stock
A Netflix possui um filme de guerra escondido e que merece toda a sua atenção.…
Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem sendo utilizada cada vez mais. No…
Recentemente nomeado como Papa Leão XIV, Robert Prevost foi acusado de ignorar um escândalo que…
A infância é um período formativo que influencia profundamente quem nos tornamos na vida adulta.…
Quando programamos uma viagem, temos que nos preocupar com várias coisas pra que tudo dê…
Você já reparou em quantas pessoas caminham olhando fixamente para o chão? Essa cena, comum…