Interessante

Antes e depois dos astronautas da NASA revelam impacto chocante de ficar “preso” no espaço por nove meses

Depois de permanecerem longos nove meses no espaço, talvez não seja surpresa que os astronautas da NASA que ficaram este período em órbita pareçam um pouco diferentes.

Na terça-feira (18 de março), Barry ‘Butch’ Wilmore e Sunita ‘Suni’ Williams foram trazidos de volta à Terra a bordo da nave espacial SpaceX Dragon depois de ficarem “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho do ano passado.

Eles deveriam passar apenas uma semana no espaço, mas diversos problemas surgiram logo após o lançamento da Starliner, em 5 de junho de 2024.

Entretanto, o tempo que eles ficaram longe do nosso planeta azul certamente terá um efeito adverso na saúde deles, algo que a NASA está claramente ciente, visto que a equipe de astronautas foi levada em macas antes mesmo de conseguirem dar um único passo em terra após o pouso na Costa do Golfo, perto de Tallahassee, Flórida, EUA.

Além de respirar o ar com oxigênio da Terra, Wilmore e Williams também estão sentindo a gravidade contra seus ossos pela primeira vez em nove meses. No entanto, isso compõe a longa lista de potenciais problemas de saúde, agora que os astronautas finalmente estão de volta para casa.

Os problemas vão desde “coxas de galinha” e “pés de bebê” até um risco maior de câncer, e alguns especialistas alertam que já há alguns sinais reveladores de um possível declínio na saúde deles, enquanto passam por uma série de exames médicos no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston.

Desta forma, alguns internautas alegaram que as fotos de antes e depois de Wilmore e Williams pareciam mostrá-los magros sugerindo que eles tenham perdido peso enquanto estavam no espaço.

Os especialistas dizem que eles podem ter acúmulo de fluidos na cabeça devido à pressão nos olhos e nos nervos ópticos, o que pode afetar sua aparência. A condição é chamada Síndrome Neuro-Ocular Associada ao Voo Espacial (SANS), que é responsável pelo inchaço do nervo óptico e causa visão turva ou confusa.

Embora os olhos de muitos astronautas retornem ao normal quando eles voltam à Terra, a NASA diz que alguns efeitos colaterais podem ser permanentes – e dependem de quanto tempo a equipe permanece no espaço, o que é preocupante para a dupla, dada a extensão da missão.

Além disso, pode existir problemas nas funções cognitivas devido as mudanças de pressão no cérebro, que somadas ao estresse e à falta de sono, podem levar ao declínio, como já foi visto em alguns astronautas.

Entretanto, a microgravidade pode gerar maior risco, pois sem a atração da Terra, os músculos dos astronautas enfraquecem com o tempo e isso pode significar que eles sintam dificuldade para manter um peso saudável.

Apesar dos exercícios intensos e da dieta rica em calorias que eles mantinham a bordo da ISS, eles ainda podem sofrer de atrofia muscular, o que também pode estar contribuindo para sua aparência frágil.

Isso também explica por que eles não conseguiam andar quando pousou na Terra.

Também existe a Trombose Venosa Espacial (TVS), que envolve um deslocamento ascendente do fluido e pode fazer com que o rosto pareça “inchado”, o que é impulsionado essencialmente por ficar pendurado de cabeça para baixo.

A NASA explica que a maioria dos astronautas recupera os níveis de aptidão física de remissão após 45 dias, embora em casos graves, a recuperação possa levar meses ou até anos.

Imagem de Capa: Reprodução/Nasa Astronauts

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Especialistas explicam por que tomar banho no escuro pode ser o ‘segredo para dormir melhor’

Nos últimos meses, viralizou nas redes sociais, uma nova tendência de bem-estar: o “dark showering”,…

3 dias ago

3 coisas que você faz logo que acorda e que estão destruindo sua circulação, suas veias e até seu coração — e você nem imagina

A primeira hora após acordar é mais crítico do que se imagina: sua circulação sanguínea,…

3 dias ago

Casamento pode aumentar o risco de demência: Estudo choca ao mostrar por que solteiros e divorciados parecem “mais protegidos”

Durante décadas, o senso comum e a própria ciência repetiram a ideia de que estar…

3 dias ago

Tintura e alisamento de cabelo podem aumentar o risco de câncer de mama? Estudo aponta possíveis associações

Milhões de mulheres no mundo todo tem na sua rotina o uso de tinturas e…

3 dias ago

A surpreendente jornada de Rafaella Justus: da malformação à transformação inspiradora na adolescência

Rafaella Justus nasceu em 21 de julho de 2009, fruto do casamento entre Ticiane Pinheiro…

3 dias ago

Cidade “mais europeia do Brasil” completa 6 meses sem roubos ou homicídios e se torna exemplo nacional

Uma pitoresca cidade localizada na Serra Gaúcha, conhecida por sua arquitetura que remete às vilas…

3 dias ago