Reflexão

Advogada divide opiniões após explicar por que bebês só devem usar o sobrenome da mãe

Escolher o nome de um filho pode ser difícil quando os pais pensam em não ter nomes repetidos, que não gerem apelidos ou que simplesmente a família “aprove”. Mas agora há ainda mais para os pais considerarem.

Isso porque, uma advogada compartilhou nas redes sociais explicando por que os bebês devem usar apenas o sobrenome da mãe – e desde então os internautas ficaram profundamente divididos sobre o assunto, com algumas pessoas discordando amplamente do argumento.

Entretanto, a Dra. Charlotte Proudman mostrou um caso interessante. Em seu post, ela pediu às mulheres grávidas que reconsiderassem colocar o sobrenome da outra metade ao de seus filhos, escrevendo: “Uma mensagem para as mulheres grávidas – por favor, dê ao bebê seu sobrenome.”

A advogado escreveu: “Você carregou um bebê por 9 meses, deu à luz e será responsável por essa criança pelo resto de sua vida. Na hora de registrar o bebê, pergunte-se: por que o sobrenome do pai é mais importante que o seu?”

A publicação viralizou e foi vista por mais de 5,3 milhões de pessoas no Twitter. No qual Proudman também apareceu no Good Morning Britain da ITV para discutir mais sobre como usar o sobrenome do pai ‘remonta à ideia de que os filhos são propriedade do pai’.


Apesar de seu argumento, isso não impediu que a seção de comentários caísse no caos, já que as pessoas compartilham sua opinião sobre qual sobrenome os bebês devem ter em suas certidões de nascimento.

Um dos a favor de usar o sobrenome do pai sugeriu que isso ajudaria os pais a ‘se sentirem responsáveis’ por seus filhos pequenos, escrevendo: “O objetivo é fazer com que o pai se sinta responsável pela criança.”

“…porque o sobrenome dele também é o meu sobrenome?” outra pessoa comentou.

Enquanto isso, um terceiro também sugeriu que isso ajudava os homens a se sentirem seguros quanto à paternidade de um filho em potencial, dizendo: “Tenho certeza parental. Ele não. Dar um sobrenome à criança ajuda a reforçar o apoio emocional e ajuda a estabilizar a unidade familiar.”

No entanto, alguns tinham outros pensamentos. “Meus filhos têm meu sobrenome junto com seus pais… Meu ex tem grande alegria em retirar meu sobrenome de nossos filhos repetidamente”, disse ela.

E alguém disse que seus filhos ‘têm os dois’, acrescentando: “E estou muito bem com eles escolhendo usar um ou ambos. Ou, se quiserem escolher um completamente novo, também estou bem com isso.”


O que você acha?

Imagem de Capa: Reprodução/Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Especialistas explicam por que tomar banho no escuro pode ser o ‘segredo para dormir melhor’

Nos últimos meses, viralizou nas redes sociais, uma nova tendência de bem-estar: o “dark showering”,…

1 dia ago

3 coisas que você faz logo que acorda e que estão destruindo sua circulação, suas veias e até seu coração — e você nem imagina

A primeira hora após acordar é mais crítico do que se imagina: sua circulação sanguínea,…

1 dia ago

Casamento pode aumentar o risco de demência: Estudo choca ao mostrar por que solteiros e divorciados parecem “mais protegidos”

Durante décadas, o senso comum e a própria ciência repetiram a ideia de que estar…

1 dia ago

Tintura e alisamento de cabelo podem aumentar o risco de câncer de mama? Estudo aponta possíveis associações

Milhões de mulheres no mundo todo tem na sua rotina o uso de tinturas e…

1 dia ago

A surpreendente jornada de Rafaella Justus: da malformação à transformação inspiradora na adolescência

Rafaella Justus nasceu em 21 de julho de 2009, fruto do casamento entre Ticiane Pinheiro…

1 dia ago

Cidade “mais europeia do Brasil” completa 6 meses sem roubos ou homicídios e se torna exemplo nacional

Uma pitoresca cidade localizada na Serra Gaúcha, conhecida por sua arquitetura que remete às vilas…

1 dia ago