Reflexão

A base da vida é o respeito

A base da vida não é o amor, mas o respeito, porque só existe amor onde existe respeito. Ninguém ama sem respeitar. Amar sem respeitar não é amar. É desrespeito. É abuso. É interesse. É tudo, menos o que se deseja.

Acredito cada vez mais que nada de significativo acontece na vida de cada um, sem que exista respeito, sobretudo por si mesmo. Permitir o desrespeito é não se amar. É fazer com que a nossa vida seja aquilo que os outros permitam que seja.

Não existe liberdade onde não existe respeito. Ninguém ama sem ser livre. Se não existe liberdade, o amor é uma tentativa para parecer amor no meio de todos os entraves à sua livre expressão. Amar sem ser livre é uma utopia. Não existe. É uma ilusão que nos alimenta na falta do verdadeiro amor.

“(…) não existe amor por si nem pelo que faz.”

Se você está num emprego de que não gosta, onde faz tudo contrariado e apenas pelo dinheiro no fim do mês, está desrespeitando a si mesmo e provocando seu próprio sofrimento e frustração. Logo, não existe amor por si nem pelo que faz.

Se está numa relação em que não há respeito, ou que você permite o desrespeito pela outra pessoa, a verdade é que não existe amor. Logo, a falta de respeito é uma evidência da ausência de amor.

Se está numa situação qualquer em que não se sente respeitado, nada de significativo acontece a não ser que se faça respeitar. As aprendizagens pelo desrespeito são sempre as mais duras e difíceis.

O desrespeito aprisiona quem é vítima dele. Se não se conseguir sair, tal desrespeito vai condicionar toda a sua vida, porque você não consegue ser livre para ser você mesmo. Mais uma vez, sem respeito não existe liberdade nem amor-próprio. Sem respeito, existe vitimização. Sem respeito, existe apenas sobrevivência. Sem respeito, existe carência em demasia. Sem respeito, existe mentira, esforço, controle, apego, medo da mudança, infelicidade, falta de alegria e sorrisos, e existe ingratidão, porque tudo parece estar contra nós.

“(…) respeite a sua vida e seja grato (…)”

Para que exista amor na sua vida e amor por si próprio, respeite a si mesmo, acima de qualquer pessoa, respeite a sua vida e seja grato, porque só através da gratidão você vai conseguir respeitar a sua vida mais do que a dos outros.

O respeito é a base de tudo na vida. Não o respeito ganho através do medo. Apenas o respeito feito para chegar ao amor. Só esse e mais nenhum. Por isso, respeite-se e não permita ser desrespeitado. Transforme-se na pessoa mais respeitada por si mesmo… e você será livre para sempre.

Por: José Micard Teixeira

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

O que realmente faz uma mulher se sentir amada? Este é o segredo do amor, segundo a Psicologia

Você já se perguntou o que realmente faz uma mulher se sentir amada? Não são…

15 horas ago

O que você vê primeiro nesta imagem revela sua ‘característica mais irresistível no amor’

Você já se perguntou o que faz as pessoas se encantarem por você no amor?…

16 horas ago

O objeto MAIS imundo da sua casa não é o que você pensa

Quando pensamos nos lugares mais sujos da casa, logo imaginamos o vaso sanitário, a maçaneta…

16 horas ago

As partes do corpo das mulheres que mais atraem os homens – e não são as que você imagina

Quando o assunto é atração, a maioria das pessoas acredita que o corpo em si…

16 horas ago

Sinais silenciosos de que você está com uma pessoa narcisista: entenda o controle emocional por trás das palavras

Viver em um relacionamento com alguém que apresenta traços narcisistas pode transformar cada diálogo em…

16 horas ago

Idoso esteve 15 anos morto em casa e ninguém percebeu: “Pensávamos que estava em um lar”

A notícia de que o corpo de um idoso de Valência, na Espanha, foi encontrado…

16 horas ago