Os gatos são conhecidos por sua independência e personalidade única, mas estudos recentes mostram que essa característica vai além do que parece.
De acordo com um estudo, os felinos reconhecem a voz dos donos e sabem quando estão sendo chamados. No entanto, eles simplesmente escolhem ignorá-los, mostrando uma interação muito particular com seus tutores.
Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, investigaram o comportamento de 20 gatos domésticos para entender como eles reagem quando os donos chamam por eles.
Dessa forma, eles gravaram a voz de seus tutores os chamando e também usaram gravações de pessoas desconhecidas usando o mesmo chamado. Para medir as respostas dos felinos, os pesquisadores observaram movimentos corporais, como das orelhas, cabeça, cauda e patas, além de sinais como dilatação das pupilas e frequência de miados.
Portanto, descobriram que, mesmo se os gatos prestassem atenção quando escutavam a voz do dono, não demonstravam disposição para se aproximar. Resumindo, ignoram o chamado, diferente do que fazem os cães.
“Os gatos não respondem ativamente a comportamentos comunicativos de seus donos, mesmo que possam distinguir suas vozes”, afirmam os pesquisadores Atsuko Saito e Kazutaka Shinozuka no estudo publicado na revista Animal Cognition.
Essa reação fria, apontam os cientistas, pode estar ligada ao processo de domesticação dos felinos, que foi distinto daquele dos cães.
Pesquisas adicionais sugerem que os gatos não só reconhecem as vozes dos donos, mas também sabem os nomes deles e de outros gatos com quem convivem.
Esses achados indicam uma capacidade de aprendizado avançada. Portanto, revelam que, embora os gatos possam se mostrar indiferentes, têm um vínculo muito maior com seus tutores do que se imaginava.
Para os amantes de felinos, isso é apenas mais uma prova do charme peculiar dos gatos, que combinam inteligência e independência de forma única.
Imagem de Capa: Canva
Um especialista em consumo detalhou uma mensagem oculta no logotipo da Coca-Cola que muitas pessoas…
Quando a inteligência artificial (IA) entra no debate sobre qualidade de vida nas cidades brasileiras,…
Você já tomou banho, usou desodorante, perfume e, ainda assim, sentiu que não estava tão…
Recentemente, nas redes sociais, um professor com quase 30 anos de experiência na educação fez…
Todo mundo já contou uma mentirinha em algum momento da vida, mas alguns signos do…
Recentemente, durante o programa Altas Horas, Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, surpreendeu o…