Interessante

Você acorda no mesmo horário todas as noites? Entenda por que isso acontece

Acordar no meio da noite é algo comum e geralmente não há nada para se preocupar, mas há uma condição que pode ter implicações para sua saúde em geral – eis o que você precisa saber.

Já aconteceu de você se preparar para dormir cedo; querendo recuperar o muito necessário sono em atraso para ter um dia incrível na próxima manhã.

E então seus olhos se abrem no meio da noite. Você ainda não olhou para o relógio, mas você sabe que é a mesma hora em que você acorda há semanas.

A boa notícia é que você não está sozinho, com inúmeras outras pobres almas acordando todas as noites – no mesmo horário de sempre.

Embora você possa prever a que horas você acordará todas as noites, é provável que outras pessoas tenham seu próprio horário especial que regularmente arruine seu sono de beleza.

Falando à Cleveland Clinic, a especialista do sono e psicóloga Alexa Kane, deixou claro que a hora que você acorda não importa.

Ela revelou que: “A certa altura, você pode ter tido uma razão para acordar naquele momento, talvez em resposta à apneia do sono ou a um bebê chorando. Seu corpo pode ter se condicionado a isso”.

Isso não é considerado um sinal de insônia, nem significa necessariamente que você dorme mal, desde que consiga voltar a dormir facilmente depois.

Quando acordar à noite se torna um problema?

Acordar à noite não é necessariamente um problema. O problema vem de acordar no meio da noite e permanecer acordado.

A especialista disse: “Se você acordar e começar a sentir preocupação, ansiedade ou frustração, provavelmente ativou seu sistema nervoso simpático, seu sistema de ‘luta ou fuga’. Quando isso acontece, seu cérebro muda do modo de sono para o modo de vigília. Sua mente pode começar a correr, e sua frequência cardíaca e pressão arterial podem subir. Isso torna muito mais difícil voltar a dormir.”

Esse estresse no meio da noite pode levar à insônia, que é um distúrbio do sono totalmente reconhecido.

Esse acordar também pode ser um sintoma de apneia do sono, condição que pode levar as pessoas a parar de respirar durante o sono.

Pela falta de ar momentânea, o corpo reage e te desperta, onde pode ocorrer sacudidas repentinas ao acordar, muitas vezes acompanhadas pela sensação de estar desesperado por ar, ronco, fadiga e cansaço diurno.

Dr. Kane disse: “Se você tiver esses sintomas, consulte um médico especialista em sono. A apnéia do sono não tratada pode causar doenças cardíacas, diabetes, obesidade e outros problemas de saúde.”

O que fazer se acordar durante a noite?

Se você acordar à noite e perceber que não consegue voltar a dormir em 15 ou 20 minutos, o melhor a fazer é realmente se levantar.

Alexa Kane disse: “Nossos cérebros são altamente associativos. Isso significa que, se ficarmos muito tempo na cama quando não estivermos dormindo, nossos cérebros podem associar a cama a atividades de vigília, como preocupação e planejamento, em vez de dormir.”

Ela acrescentou: “Exercícios de relaxamento podem ajudá-lo a desligar a resposta de luta ou fuga do seu corpo e ativar uma resposta de descanso e digestão. Quando seu corpo se acalmar e você sentir sono novamente, volte para a cama”.

Imagem de Capa: Pormezz no Adobe Stock

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Por que o número de homens que usam maquiagem aumenta cada vez mais?

Quebrando estereótipos de gênero, a maquiagem está cada vez presente na rotina dos homens, que…

4 minutos ago

Cascão da Turma da Mônica retorna à água para apoiar vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

Nesta última terça-feira (7), nas redes sociais, o perfil oficial da “Turma da Mônica” compartilhou…

15 minutos ago

‘Agamia’: Jovens adotam essa nova forma de relacionamento

Os jovens estão adotando uma visão diferente sobre relacionamentos e casamentos. Atualmente, há um número…

42 minutos ago

Mãe e filha que moram em McDonald’s do Leblon criam vaquinha mas só recebem R$ 225

Desde o início do ano, Bruna Muratori, uma jovem de 31 anos, vem chamando a…

50 minutos ago

Sul do estado do Rio Grande do Sul recebe alerta de “Perigo Extremo de Tempestades”

Nesta última semana, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma grande instabilidade climática, e…

55 minutos ago

Paciente que tratou câncer com terapia celular continua em remissão: “Mais um passo em direção à cura”

Aos 62 anos, Paulo Peregrino passou por um tratamento revolucionário contra o seu câncer em…

2 horas ago