Ilusões de ótica são fenômenos visuais que enganam nossos olhos e desafiam nossa percepção da realidade. Quando uma ilusão é explicada, o “truque” por trás dela fica claro, mostrando como o cérebro foi “enganado”.
No entanto, existe uma ilusão de ótica que continua a confundir muitas pessoas, mesmo após ser explicada: a janela de Ames.
Recentemente, nas redes sociais, a janela de Ames ganhou popularidade, especialmente após um clipe do programa de TV australiano dos anos 1970, The Curiosity Show, viralizar.
O criador da janela de Ames, Adelbert Ames Jr., também é conhecido por outra famosa ilusão de ótica: a sala de Ames. A projeção desta sala faz com que, vista de um ponto específico, as pessoas pareçam muito maiores ou menores do que realmente são, dependendo do canto em que estão.
A ilusão envolve uma figura plana trapezoidal, moldada e sombreada de maneira a parecer tridimensional. A verdadeira mágica acontece quando essa figura começa a girar. Portanto, para muitas pessoas, em vez de ver a figura completando uma rotação, ela parece oscilar de um lado para o outro.
O efeito fica ainda mais impressionante quando anexamos pequenos objetos, como uma régua, à janela. Esses objetos parecem girar de forma independente da janela. Assim, criando uma ilusão de que a régua passa magicamente através da figura.
A razão por trás dessa percepção está na nossa incapacidade de avaliar corretamente o tamanho e as distâncias.
Imagem de Capa: Reprodução
Nos últimos meses, viralizou nas redes sociais, uma nova tendência de bem-estar: o “dark showering”,…
A primeira hora após acordar é mais crítico do que se imagina: sua circulação sanguínea,…
Durante décadas, o senso comum e a própria ciência repetiram a ideia de que estar…
Milhões de mulheres no mundo todo tem na sua rotina o uso de tinturas e…
Rafaella Justus nasceu em 21 de julho de 2009, fruto do casamento entre Ticiane Pinheiro…
Uma pitoresca cidade localizada na Serra Gaúcha, conhecida por sua arquitetura que remete às vilas…