Ilusões de ótica são fenômenos visuais que enganam nossos olhos e desafiam nossa percepção da realidade. Quando uma ilusão é explicada, o “truque” por trás dela fica claro, mostrando como o cérebro foi “enganado”.
No entanto, existe uma ilusão de ótica que continua a confundir muitas pessoas, mesmo após ser explicada: a janela de Ames.
Recentemente, nas redes sociais, a janela de Ames ganhou popularidade, especialmente após um clipe do programa de TV australiano dos anos 1970, The Curiosity Show, viralizar.
O criador da janela de Ames, Adelbert Ames Jr., também é conhecido por outra famosa ilusão de ótica: a sala de Ames. A projeção desta sala faz com que, vista de um ponto específico, as pessoas pareçam muito maiores ou menores do que realmente são, dependendo do canto em que estão.
A ilusão envolve uma figura plana trapezoidal, moldada e sombreada de maneira a parecer tridimensional. A verdadeira mágica acontece quando essa figura começa a girar. Portanto, para muitas pessoas, em vez de ver a figura completando uma rotação, ela parece oscilar de um lado para o outro.
O efeito fica ainda mais impressionante quando anexamos pequenos objetos, como uma régua, à janela. Esses objetos parecem girar de forma independente da janela. Assim, criando uma ilusão de que a régua passa magicamente através da figura.
A razão por trás dessa percepção está na nossa incapacidade de avaliar corretamente o tamanho e as distâncias.
Imagem de Capa: Reprodução
Era para ser apenas uma fase inocente: um bebê que “não chorava muito” e parecia…
Você já teve a sensação de que seu cachorro não gostou de alguém sem motivo…
Saber se comunicar bem é uma das habilidades mais poderosas que alguém pode desenvolver —…
Neste mês de agosto, alguns signos do zodíaco irão ter as suas emoções abaladas por…
Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, tem 27 anos, nasceu em Londrina, estado brasileiro do…
O icônico apresentador Fausto Silva, de 75 anos, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein,…