Interessante

Veja os crimes pelos quais universitárias podem responder por debochar de colega de 40 anos

As três amigas estudantes de uma universidade particular de Bauru, interior de São Paulo, Brasil, que publicaram um vídeo debochando de uma colega de faculdade por ter mais de 40 anos podem responder na Justiça pelo episódio, que viralizou em um vídeo e gerou indignação nas redes sociais.

O portal g1 entrevistou a advogada Gisele Truzzi, especialista em direito digital e sócia fundadora da Truzzi Advogados para saber quais crimes as jovens, que são maiores de idade podem responder.

Elas estão sujeitas aos crimes de injúria e difamação, que dependem de representação, que são crimes contra a honra tanto subjetiva quanto objetiva, e também o crime de violência psicológica, que se encaixa perfeitamente nas atitudes. Entenda:

Injúria: que é ofender a dignidade ou a honra de alguém. A pena pode ser de detenção, de um a seis meses, ou multa.

Difamação: que é ofender a reputação de alguém, mesmo que o fato seja verídico. A pena pode ser de detenção de três meses a um ano, e multa.

Violência psicológica: que é causar dano emocional à mulher mediante constrangimento e ridicularização, entre outros pontos. A pena é de reclusão de seis meses a dois anos e multa.

A publicação do vídeo no Twitter, que já passa de três milhões de visualizações, uma das universitárias ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo depois, outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.

Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.

No mesmo dia, estudantes manifestaram apoio à aluna e lhe entregaram flores, cartas e chocolates.

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Luiza Possi alfineta apego exagerado a bebês reborn tratados como filhos reais: “É brincar de boneca”

A cantora Luiza Possi fez uma reflexão sobre a atual tendência dos bebês reborn, bonecos…

5 horas ago

“Bonita demais para ser freira”: Brasileira é afastada da Igreja e caso gera polêmica internacional

A freira brasileira Aline Pereira Ghammachi, de 41 anos, natural de Macapá (AP), está no…

6 horas ago

Médicos fazem alerta urgente de que ‘escolha popular de alimentos’ pode aumentar as chances de ter doença de Parkinson

Um novo estudo vem causando preocupação no meio médico: o consumo diário de alimentos ultraprocessados…

6 horas ago

Esta é a verdadeira razão de por quê os elevadores têm espelhos – Você sabia?

Você já se perguntou por que a maioria dos elevadores tem espelhos nas paredes? Embora…

6 horas ago

5 Atitudes que “causam repulsa” nas mulheres nos primeiros encontros, segundo especialistas em relacionamento

Quando se trata de atração, pequenos gestos ou hábitos podem pesar mais do que você…

6 horas ago

Áudio polêmico vazado expõe suposta tensão entre Duda Guerra e Angélica: “Você vai descer sim, garota”

Um suposto áudio vazado reacendeu o debate sobre o conturbado relacionamento entre a influenciadora Duda…

6 horas ago