De todos os tipos, o câncer de mama é o mais comum em mulheres e um dos mais fatais do mundo, pois infelizmente, em grande parte dos casos, é detectado quando a doença já está em estágios avançados. Devido a gravidade e o número avassalador de casos, muitos pesquisadores estão investigando tratamentos e melhores formas de prevenir essa doença.
Uma das possíveis formas e mais eficientes de prevenção é através de uma vacina. Cientistas da Mayo Clinic já podem ter encontrado a solução com uma vacina experimental, que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer de mama.
Os especialistas estão desenvolvendo uma vacina que pretende para matar as células cancerígenas antes que elas possam crescer e se desenvolver no corpo.
Para testar seu efeito, a vacina foi submetida a um ensaio clínico. Lee Mercker, uma mulher americana que foi diagnosticada com câncer de mama em estágio inicial, foi a primeira a receber esse tratamento.
O procedimento teve 12 semanas de duração, e nesse período, primeiro foram administradas três injeções em ambos os braços, e duas semanas depois, Lee recebeu novamente as injeções, só que nessa última vez foram quatro doses.
A paciente foi acompanhada e ao ser reavaliada, descobriu-se que a vacina teve resultados favoráveis no desaparecimento do tumor e no sistema imunológico.
Embora o procedimento tenha sido bem sucedido, Lee não quis arriscar e optou por fazer uma mastectomia dupla para garantir que o câncer não se desenvolvesse novamente em seu corpo.
O estudo teve resultado positivo, mas os pesquisadores continuarão a investigar para refinar a vacina. Seu objetivo não é apenas combater o câncer de mama em mulheres que já o têm, mas também gerenciá-lo para evitar que apareça no futuro.
Este é um grande avanço para a medicina e uma esperança para as mulheres com essa condição. É importante fazer o autoexame e ir ao médico periodicamente, pois o diagnóstico precoce dessa doença torna o tratamento mais viável e evita a disseminação do câncer.
A organização Breast Cancer orienta que as mulheres com mais de 40 anos devem fazer uma mamografia uma vez por ano, pois este exame é o mais indicado para detectar o câncer de mama.
Imagem de Capa: Canva
Na Igreja Católica, o sigilo da confissão é um dos pilares mais rígidos e também…
Nas redes sociais, o caldo de ossos, vem conquistando aqueles que buscam melhorar sua saúde…
Muitas pessoas acreditam que quando um cão perde o movimento das patas, sua vida acabou.…
Muitos relacionamentos não acabam por conta de uma traição ou brigas. Na maioria das vezes,…
Por que alguns casamentos resistem ao tempo, enquanto outros se desgastam rapidamente? Muitos acreditam que…
De tempos em tempos, surge nas redes sociais um enigma matemático capaz de colocar a…