No competitivo mundo das entrevistas de emprego, detalhes aparentemente pequenos podem fazer toda a diferença entre ser contratado ou descartado.
Dessa maneira, vamos te apresentar o “teste da xícara de café”, um método utilizado por alguns gestores para avaliar o comportamento e a atitude dos candidatos.
O conceito foi popularizado por Trent Innes, ex-diretor-gerente da Xero Austrália e atual diretor de crescimento da SiteMinder. Durante uma entrevista de emprego, ele sempre leva o candidato até a cozinha e oferece uma bebida.
Desse modo, ao final da entrevista, ele observa se o candidato devolve a xícara para a cozinha ou a deixa na sala de reunião.
Esse teste simples tem como intuito medir a iniciativa e o senso de responsabilidade do candidato. Portanto, para Innes, esses pequenos gestos indicam se o entrevistado possui respeito pelo ambiente de trabalho, colaboração e comprometimento.
No entanto, se ele não consegue cuidar de um detalhe tão básico, alerta sobre as suas dificuldades em assumir outras responsabilidades dentro da empresa.
Empresas modernas estão cada vez mais focadas na cultura organizacional e em como os funcionários interagem no ambiente de trabalho. O teste da xícara de café se tornou um símbolo dessa nova abordagem, onde a atitude e a compatibilidade cultural podem ser tão importantes quanto as habilidades técnicas.
Embora não exista uma fórmula exata para passar nesse teste, algumas atitudes podem ajudar:
Imagem de Capa: Canva
O amor pode surgir nos contextos mais inesperados, mas a história de Zach Zarembinski e…
O ano de 2025 foi, para muitas pessoas, um período de extrema intensidade. Mesmo quando…
Imagine que ao caminhar por uma trilha ou à beira de um lago, sem pensar,…
Pesquisas sobre comportamento animal sempre buscaram compreender o que realmente se passa na mente dos…
Você sabia que algumas expressões, gestos e atitudes podem chamar a atenção de um homem…
A camisa branca parece uma peça simples, mas quase todo mundo já passou pela frustração…