Na madrugada do dia 7 para 8 de setembro de 2025, um fenômeno astronômico promete surpreender a todos: a superlua de sangue, resultado de um eclipse lunar total que promete encantar bilhões de pessoas ao redor do mundo.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua atravessa completamente a sombra da Terra (umbra). Durante o processo, o satélite natural adquire uma coloração avermelhada, causada pela refração da luz solar na atmosfera terrestre, o que dá origem ao apelido de “lua de sangue”.
De acordo com especialistas, o evento terá melhor visibilidade na Ásia e na Austrália Ocidental, onde será possível observar todas as suas fases.
Europa, África, Nova Zelândia e Austrália Oriental poderão acompanhar apenas parte do fenômeno.
Brasil e América do Sul não terão visão direta do eclipse, restando a alternativa de assistir às transmissões ao vivo feitas por observatórios e canais de astronomia.
Segundo cálculos astronômicos, o cronograma do eclipse de setembro de 2025 seguirá este padrão (em horário GMT):
A recomendação dos astrônomos é observar o fenômeno cerca de 75 minutos antes da fase total, já que a Lua começa a ganhar tons sombreados ainda durante a fase parcial, o que aumenta a beleza do espetáculo.
Além do eclipse, setembro trará a Lua em seu ponto mais próximo da Terra, o chamado perigeu. Isso fará com que o satélite pareça maior e mais brilhante do que o normal, intensificando o impacto visual do evento.
Imagem de Capa: Canva
Ele diz que seguiu em frente, parece distante, talvez até já esteja com outra pessoa.…
Entre o silêncio dos introvertidos e a energia expansiva dos extrovertidos, surge um novo tipo…
Você já se sentiu esgotado, irritado ou sem energia após um dia de trabalho, mesmo…
Para algumas pessoas, dormir com ruídos de fundo — como o som de um ventilador,…
A ciência das impressões digitais, conhecida como dermatoglifia, estuda os desenhos únicos nas pontas dos…
Um estudo recente sugere que consumir, pelo menos, um ovo por semana pode estar associado…