Na madrugada do dia 7 para 8 de setembro de 2025, um fenômeno astronômico promete surpreender a todos: a superlua de sangue, resultado de um eclipse lunar total que promete encantar bilhões de pessoas ao redor do mundo.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua atravessa completamente a sombra da Terra (umbra). Durante o processo, o satélite natural adquire uma coloração avermelhada, causada pela refração da luz solar na atmosfera terrestre, o que dá origem ao apelido de “lua de sangue”.
De acordo com especialistas, o evento terá melhor visibilidade na Ásia e na Austrália Ocidental, onde será possível observar todas as suas fases.
Europa, África, Nova Zelândia e Austrália Oriental poderão acompanhar apenas parte do fenômeno.
Brasil e América do Sul não terão visão direta do eclipse, restando a alternativa de assistir às transmissões ao vivo feitas por observatórios e canais de astronomia.
Segundo cálculos astronômicos, o cronograma do eclipse de setembro de 2025 seguirá este padrão (em horário GMT):
A recomendação dos astrônomos é observar o fenômeno cerca de 75 minutos antes da fase total, já que a Lua começa a ganhar tons sombreados ainda durante a fase parcial, o que aumenta a beleza do espetáculo.
Além do eclipse, setembro trará a Lua em seu ponto mais próximo da Terra, o chamado perigeu. Isso fará com que o satélite pareça maior e mais brilhante do que o normal, intensificando o impacto visual do evento.
Imagem de Capa: Canva
No mundo em que vivemos hoje, dormir menos virou quase um troféu de produtividade: “vou…
Aviso importante: este artigo contém referências que podem ser angustiante para alguns leitores. Os pais…
Todos sabem que é fundamental tomar água todos os dias para manter o bom funcionamento…
Em qualquer relacionamento — seja amoroso, familiar ou de amizade — o respeito mútuo e…
A vida, em sua fragilidade e beleza, às vezes nos obriga a viver os momentos…
Atualmente, os doramas são um verdadeiro sucesso em todas as plataformas de streaming. Contudo, uma…