Interessante

Sul do estado do Rio Grande do Sul recebe alerta de “Perigo Extremo de Tempestades”

Nesta última semana, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma grande instabilidade climática, e agora, a situação se intensifica no sul do estado. Dessa forma, a Climatempo emitiu um alerta de “perigo extremo de tempestades” para as cidades dessa região, incluindo Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço.

A situação meteorológica é preocupante, pois o movimento contrário dos ventos empurra a água da Lagoa dos Patos para o norte, o que impede o escoamento natural do Guaíba, o que pode agravar as inundações em Porto Alegre.

Essa dinâmica contribui para a retenção de água e, consequentemente, aumenta o risco de enchentes em Porto Alegre. Além disso, as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Gravataí e Sinos deságuam no Guaíba, formando um verdadeiro funil de águas que pode complicar o escoamento rumo ao mar.

Alerta para o Sul do Estado

O alerta de “perigo extremo” para o sul do estado levou a diversas medidas de segurança nas cidades mais afetadas. Portanto, as prefeituras decidiram, bloquear as ruas e estradas, cancelaram aulas e algumas famílias precisaram sair de suas casas.

A prefeitura de Pelotas, por exemplo, divulgou um mapa projetando áreas de risco de inundação para orientar a população.

O alerta de tempestade extrema inclui a possibilidade de chuva de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e queda de granizo. De acordo com a Climatempo, essa frente fria, associada a uma área de umidade proveniente da Amazônia e um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, é responsável pela instabilidade na região.

Previsão para os próximos dias

Quarta-feira (8)

Uma nova frente fria proveniente da Argentina deve trazer chuva para todo o estado do Rio Grande do Sul. Desse modo, a preocupação se estende ao extremo sul devido ao acúmulo de umidade.

Portanto, mesmo regiões como a Serra e a Região Metropolitana de Porto Alegre, devem estar preparadas para pancadas de chuva fortes.

Quinta-feira (9)

Uma área de alta pressão deve estabilizar o tempo no Sul, Centro e Fronteira Oeste, inibindo a formação de nuvens carregadas. No entanto, a previsão de baixas temperaturas preocupa, com mínimas de 7ºC na Serra e 16ºC a 24ºC no estado como um todo.

Sexta-feira (10)

A chuva retorna a todo o estado, com destaque para regiões como Oeste, Norte, Central e Região Metropolitana de Porto Alegre, onde pode chover a qualquer momento. As condições climáticas permanecem instáveis, e é necessário atenção às áreas suscetíveis a inundações e tempestades.

Com informações: G1

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Este filme foi tão “perturbador” que muitos nunca quiseram assistir de novo — e quase fez o ator desistir do papel

Alguns filmes não chocam apenas pela violência ou pela tensão. Eles perturbam porque mexem com…

2 dias ago

Adeus ao microondas tradicional? Este eletrodoméstico “revolucionário” irá dominar as cozinhas a partir de 2026

Se você ainda usa um microondas tradicional apenas para esquentar comida e descongelar o frango…

2 dias ago

Você notou que seu corpo às vezes “esquece” de engolir saliva de uns tempos pra cá e engasga do nada? Entenda por que isso acontece

Você já percebeu que, de uns tempos pra cá, seu corpo “esquece” como engolir saliva…

2 dias ago

O impacto psicológico do acúmulo de roupas não usadas: como o seu armário afeta sua mente e sua energia

Já teve a sensação de abrir seu guarda-roupa, mesmo estando cheio de roupas, não ter…

2 dias ago

Homens revelam o que as amantes realmente têm que as esposas não têm (e a verdade pode surpreender você)

Quando o tema é infidelidade, quase sempre surgem julgamentos, culpas e justificativas superficiais. Porém, em…

2 dias ago

Brasileiros com mais de 60 anos agora tem direito a conta de luz 100% gratuita com nova lei; entenda como funciona

Recentemente, uma mudança importante na legislação brasileira passou a garantir que pessoas com mais de…

2 dias ago